Indicadores de quallidade no setor automobilisico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disponível eletronicamente em www.revista-ped.unifei.edu.br Revista P&D em Engenharia de Produção V. 07 N. 01 (2009) p. 64-75
Recebido em 02/12/2008. Aceito em 27/03/2009 ISSN 1679-5830

ANÁLISE DOS INDICADORES DE QUALIDADE DE DUAS EMPRESAS DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO

Rafael de Carvalho Miranda Engenheiro de Produção-Mecânica Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI Instituto de Engenharia deProdução e Gestão - IEPG mirandaprod@yahoo.com.br Simone Rennó Diamantino Engenheira de Produção-Mecânica Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI Instituto de Engenharia de Produção e Gestão - IEPG simone_epr@yahoo.com.br Luiz Gonzaga Mariano de Souza Engenheiro Mecânico e PhD em Engenharia de Produção Professor do IEPG e Pró-Reitor para a Implantação do Campus de Itabira Universidade Federal deItajubá - UNIFEI Instituto de Engenharia de Produção e Gestão - IEPG gonzaga@unifei.edu.br

RESUMO Este artigo apresenta a importância do uso de indicadores como ferramenta de auxílio na tomada de decisão no contexto da qualidade, onde conhecer e medir o desempenho dos serviços e das organizações assume um papel fundamental. Para tanto, é apresentado, inicialmente, uma visão geral dos maisvariados indicadores de desempenho, com uma apresentação da evolução do seu conceito. Em seguida, serão enfatizados os indicadores de qualidade, seus conceitos e sua principal finalidade. Duas empresas do setor automobilístico são apresentadas de modo a avaliar como estas utilizam os indicadores para garantir a satisfação de seus clientes internos e externos e promover uma melhoria de seu desempenhoorganizacional.

MIRANDA et al./ Revista P&D em Engenharia de Produção V.07 N. 01 (2009) p. 65-75

65

Palavras-chave: melhoria contínua, medição de desempenho, indicadores de qualidade e indústria automobilística.

ANALYSIS OF INDICATORS OF QUALITY TWO COMPANIES OF THE AUTOMOTIVE SECTOR

ABSTRACT This article presents the importance of using indicators as a tool to aid in decision makingin the context of quality, which meet and measure the performance of services and organizations is a key role. Thus, it appears, initially, an overview of several performance indicators, with a presentation of the evolution of its concept. Then will be emphasized the quality indicators, its concepts and its main purpose. Two companies of the automotive sector are presented in order to assess howthey use the indicators to ensure the satisfaction of its internal and external customers and promote an improvement of their organizational performance. Keywords: continuous improvement, performance measurement, quality indicators and auto industry.

1. INTRODUÇÃO 1. 1. Objetivo Analisar os indicadores de qualidade de duas empresas do setor automobilístico e avaliar como elas utilizam estesindicadores como forma de garantir a satisfação de seus clientes internos e externos. 1. 2. Metodologia Segundo Yin (1993), o estudo de caso descritivo tem por objetivo apresentar uma realidade que o leitor desconhece. Não visa estabelecer relações de causa e efeito, mas apenas mostrar a realidade como ela é, embora os resultados possam ser usados posteriormente para a formulação de hipóteses decausa e efeito. O estudo, no entanto, apenas descreveria o evento, sem preocupação de generalizar. Cabe aqui ressaltar que o estudo de caso será realizado em duas empresas do setor automobilístico, uma montadora e uma fornecedora de autopeças. Podendo a partir daí estabelecer a base para a comparação entre os indicadores de qualidade de ambas.. 2. REVISÃO DE LITERATURA 2.1. Indicadores de desempenhoOs indicadores de desempenho consistem em expressões quantitativas que representam uma informação gerada a partir da medição e avaliação de uma estrutura de produção, dos processos que a compõem e dos produtos resultantes (SOUZA et al., 1994).

66

MIRANDA et al. / Revista P&D em Engenharia de Produção V. 07 N. 01 (2009) p. 65-75

Segundo Souza et al. (1994), um indicador de desempenho...
tracking img