INDICADORES DE ANÁLISE DOS RELATÓRIOS CONTÁBEIS LOJAS HERING S/A

439 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
CIÊNCIAS ECONÔMICAS – TERMO 1 – 18/03/2014 CONTABILIDADE GERAL – PROFESSOR MAURO GOULART

ALUNOS: Camila Luana Vieira, Danice Benchimol, Débora Carvalho Barbosa, Julia L. Peliciolli Rockenbach, Luiza Schweitzer Strazzer

INDICADORES DE ANÁLISE DOS RELATÓRIOS CONTÁBEIS
LOJAS HERING S/A – CNPJ 82.640.632/0001-84
(REFERENTE AO BALANÇO PATRIMONIAL DO ANO DE 2012)

Os indicadores utilizados para análise de empresas são mais uma forma de analisar a situação financeira e econômica, além do Balanço Patrimonial e demais relatórios contábeis. Surgiu essa necessidade ao constatar que os relatórios contábeis são feitos a partir de normas e leis que buscam um padrão, porém, muitas vezes, não evidenciam ou não deixam clara a situação real da empresa. É importante, então, analisar a empresa com todos esses indicadores possíveis juntamente com os relatórios contábeis padrões, para que se tenha uma visão o mais real e completa possível. Abaixo utilizaremos indicadores de situação financeira para fazer uma análise da empresa Lojas Hering, no exercício de 2012.

Liquidez Corrente
Indicador utilizado com a finalidade de se avaliar a situação financeira da empresa em caso de fechamento imediato, ou seja, são considerados apenas os direitos e deveres em curto prazo, para analisar se a empresa terá dinheiro suficiente para pagar suas dívidas e despesas. Deve-se ter certa cautela com relação aos valores de estoque, pois os valores considerados contabilmente podem ser diferentes do valor de mercado, gerando uma divergência na análise. Para o cálculo, se considera todos os bens e direitos da empresa, dividido por todas as obrigações a pagar. Se o resultado for superior a 1, significa que haverá a capacidade de quitação de suas contas com folga; se for igual a 1, é viável o pagamento das contas; já se for inferior a 1 a empresa não terá viabilidade financeira.

Liquidez Seca
A liquidez seca é semelhante à liquidez

Relacionados