Indicador de vermelho congo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fórmula
O indicador vermelho congo tem fórmula molecular C32H22N6Na2O6S2 e peso molar de 696,66 g/mol.

Características

Nome Iupac:3,3-(4,4'Bifenildiilbisazo)bis- (4-amino-1-naftalinsulfonato)- de dissódico.
Registro Cas:573-58-0
Ponto de fusão: >360°C
Solúvel: 33g.l-1
Dose Letal:143 mg·kg-1 via horal
Ponto de viragem( Relação PH/cor): pH ≤ 3.0 azul ⇌ pH≥ 5.2 vermelho.Dose utilizada como indicador: 0.1%

→ Características abstratas
O vermelho congo foi sintetizado a primeira vez em 1883 por Paul Bottiger, ele trabalhava para Friderich Bayer Company, empresa que não se interessou pelo produto criado, assim ele registrou patente e vendeu para a companhia AGFA de Berlim. O qual teve o nome comercializado de vermelho congo, devido as conferencias alemãs naÁfrica.
Sendo utilizado anos no marrocos, o vermelho congo foi responsável por vários casos de câncer de pele, uma vez que, interage bem com tecidos orgânicos, entre outros cânceres como de amídala, pulmão esôfago, estômago entre outros.É um corante diazo secundário, solúvel em água produzindo uma solução coloidal vermelha, o vermelho congo, tem grande afinidades com orgânicos, sendo melhorsolúvel em solventes orgânicos como o etanol, também tem forte afinidade com fibra de celulose. No entanto, o uso do vermelho congo na indústria de celulose( algodão textil, polpa de madeira e papel) foi abandonada devido a sua toxidade, como já dito, o vermelho congo tem afinidade com compostos orgânicos, ele se acopla facilmente a pele, ou alvéolos, sendo assim alto penetrante e cancerígeno. Ele seacopla em tecidos orgânicos com uma imensa facilidade, e após o ocorrido é difícil de se retirar, a retirada só é possível com ultrassom, ou fotodecomposição na presença do óxido de estanho IV e óxido de zinco, e o fato do mesmo ser mutagênico, cancerígeno e alto penetrante não deve ser eliminado em meio ambiente, sendo assim deve ser eliminado pelos métodos citados, e assim ser dejetado. O usocomo indicador do vermelho congo, ocorre mais em substâncias aquosas orgânicas, os mecanismos reagentes sugerem interação hidrofóbicas entre os anéis aromáticos das moléculas do corante, levando ao fenômeno stacking*detectando assim melhor o estado coloidal e o estado de homogenização da amostra. Em uso laboratorial o vermelho congo é utilizado na espectrofotometria , Certamente, seu espectro deabsorção de UV-visível mostra um pico característico, intenso em torno de 498 nm na solução aquosa, em concentração baixa do corante. O coeficiente de extinção molar do vermelho Congo é aproximadamente 45000 L/mol.cm nestas circunstâncias, ou em cromatografia, o vermelho congo tem potenciais de adsorção bem definidos(ver gráficos).
*diazo: vem do termo azo que se refere a compostos químicos quecarregam o grupo funcional R-N=N-R',no caso do vermelho congo, diazo, pois possui dois compostos azo. (R-N=N-R', )
*fenômeno stacking: fenômeno que ocorre devido a força de Wan Der Walls quando ocorre devido a indução elétrica com posicionamento de elétrons de moléculas relativamente preciso, consiste no empilhamento de moléculas em uma área ou sobre uma outra molécula isso pode acontecer tantoespontaneamente quanto por presença de corrente elétrica.

Gráficos
→ Viragem de PH

pH ≤ 3.0 azul ⇌ alaranjado roseado ⇌pH≥ 5.2 vermelho

→ Adsorbância

Os modelos de isotermas de adsorção são fundamentais para descrever como o adsorbato interage com o adsorvente, de forma que, compreendendo a natureza da interação, seja possível realizar o melhor uso do adsorvente. As isotermas foramobtidas através da relação entre a quantidade de corante adsorvida (Cs, mg g-1) e a concentração de corante no equilíbrio (Ce, mg L-1), sendo que a forma das isotermas, além de fornecer informações sobre a afinidade entre adsorbato e adsorvente, reflete o possível mecanismo de adsorção . Diferentes modelos têm sido propostos para descrever os processos de adsorção, dentre eles os modelos de...
tracking img