Eletronica geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Campus Paranaguá

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 1.2 – Eletrodinâmica

1. ELETRICIDADE

ELETRODINÂMICA
INTRODUÇÃO Eletrodinâmica é a parte da eletricidade que estuda as cargas em movimento ordenado. Quando os portadores de carga se movem ordenadamente no interior da matéria, dizemos que por este material, está circulando uma corrente elétrica. Como já sabemos, toda matériaé formada de moléculas, que por sua vez são formadas de átomos, e cada átomo constituinte da matéria possui portadores de carga negativa e positiva, podendo o material estar neutro (número de portadores de carga negativa igual ao número de portadores de carga positiva) ou eletrizado (número de portadores de carga negativa diferente do número de portadores de carga positiva). Os materiais queestão eletrizados possuem carga elétrica líquida não-nula. Quando olhamos no interior da matéria, percebemos que existem materiais com diferentes propriedades elétricas. Existem materiais que melhor conduzem energia elétrica, os condutores e materiais que melhor isolam energia elétrica, os isolantes elétricos, também chamados de dielétricos. A grande diferença entre condutores e isolantes é que aestrutura química de um condutor permite muita mobilidade para os elétrons no seu interior, enquanto que os elétrons em um isolante são mais presos a sua estrutura atômica, permitindo pouca mobilidade. Os elétrons que se movem dentro de um material são ditos elétrons livres, ao passo que os elétrons presos são chamados de elétrons ligados. A mobilidade dos portadores de carga dentro de um material é umconceito muito importante para que possamos entender o que é uma corrente elétrica. DEFINIÇÕES 1. Corrente elétrica Os elétrons livres no interior de um condutor movem-se aleatoriamente o tempo todo, de modo que a soma vetorial de suas velocidades é nula, não permitindo a captação da sua energia, como mostra a figura abaixo.

Quando o condutor está imerso em uma região de campo elétriconão-nulo, a maioria dos seus elétrons livres passa a se mover na mesma direção de alinhamento do campo elétrico, no sentido oposto a ele, estabelecendo uma corrente elétrica, como na figura.

____________________________________________________________

____________________________________________________ Professora Beatriz Bronislava Lipinski Instituto Federal do Paraná – Campus ParanaguáEletricidade Básica 1 para o Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática - Subsequente https://sites.google.com/a/ifpr.edu.br/prof-beatriz/Home/2-mec11---emi beatriz.lipinski@ifpr.edu.br

Página 1 de 13

INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Campus Paranaguá

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 1.2 – Eletrodinâmica

1. ELETRICIDADE

Sentido do campo elétrico

Movimento dos elétrons

Assim, podemos definircorrente elétrica como sendo o movimento ordenado dos elétrons livres no interior de um condutor, devido à presença de um campo elétrico externo. A intensidade (ou valor) de corrente elétrica é medida pela quantidade de carga que atravessa uma secção reta do condutor por unidade de tempo. É, então, a taxa de variação temporal da quantidade de carga através de uma secção reta do condutor. Olhe para afigura abaixo. Ela representa um fio condutor cilíndrico e a área cinza, caracteriza uma secção reta deste fio.

A corrente elétrica que atravessa o fio é dada por:
Q t

2. Resistividade elétrica Nem todos os elétrons livres de um condutor conseguem alinhar-se com o campo elétrico externo. Isto é o que nos permite classificar os condutores de acordo com a sua capacidade de resposta ao mesmocampo elétrico externo. Nos bons condutores elétricos, a maioria dos elétrons se alinha com o campo elétrico, mas nos condutores de baixa qualidade, poucos dos seus elétrons livres se alinham. Estes são chamados de semicondutores elétricos. Nos isolantes elétricos, além de haver poucos elétrons livres, a maioria deles não responde ao campo elétrico externo. A resistividade elétrica é a medida...
tracking img