Independencia dos eua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Antes da Independência, os EUA eram formados por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.Colonização

Por possuir grande extensão territorial houveram diferenças entre as colonizações.

Colônias do Norte: por possuir um clima parecido com o da Inglaterra foi implantada a colonização de povoamento caracterizada por possuir mão de obra livre pequenas propriedades e permitiram a formação de um comércio diversificado sustentado pela introdução da manufatura epropriedades agrícolas que atendiam o comercio interno e externo. Também conhecida como Nova Inglaterra, região foi colonizada por protestantes europeus, principalmente ingleses, que fugiam das perseguições religiosas. As colônias apresentavam laços políticos e econômicos com certa autonomia e independência.

Colônias do Sul: o clima subtropical, o solo fértil e as planícies cortadas por riosnavegáveis consolidaram um modelo de colonização semelhante aos padrões ibéricos. Dessa forma, o sistema de plantations estabeleceu o surgimento de grandes fazendas monocultoras produtoras de tabaco, arroz, índigo e algodão. Com isso, a grande demanda por força de trabalho favoreceu a adoção da mão de obra escrava vinda da África. Os laços políticos e econômicos eram fortes e rígidos, com certadependência da metrópole.


Independência dos Estados Unidos

Ao longo do século XVII, o envolvimento da Inglaterra em guerras pela Europa tornou-se um dos grandes fatores explicativos de toda liberdade política e econômica concedida às Treze Colônias. Entre os conflitos em que a Inglaterra se envolveu, a Guerra dos Sete Anos (1756 – 1763) contra a França, foi responsável peloesvaziamento dos cofres públicos do país. Buscando sanar suas contas, a Inglaterra resolveu enrijecer suas relações com as colônias. Desse modo acirraram-se as diferenças entre a metrópole e as 13 colônias – Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, New Hampshire, Nova Jersey, Nova York, Pensilvânia, Delaware, Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia - principalmente pela excessivapressão tributaria exercida pelo gabinete britânico. Em 1764, foi imposta a chamada Lei do Açúcar, que obrigava os colonos a pagar uma taxa adicional sob qualquer carregamento de açúcar que não pertencesse às colônias britânicas , e no ano seguinte foi aprovada a Lei do Selo, em que exigia a compra de um selo presente em todos os documentos que circulassem pelo território provocaram forteoposição.
Em 1766 ambas as leis foram revogadas, mas outros fatores, como a proibição, existente desde 1765, de abrir estabelecimentos fabris, estimulavam o sentimento pela independência e o instinto de nacionalidade. Novos impostos sobre papel, vidro e tintas acirraram os ânimos. Com tal exigência, a autonomia econômica dos colonos começava a ser ameaçada. Em 1773 entrou em vigor a Lei do Chá, queobrigava a colônia a consumir somente o chá oriundo das embarcações britânicas.. Em dezembro do mesmo ano, foi organizada uma revolta contra o monopólio do chá que ficou conhecida como Boston Tea Party, onde os colonos se vestiram com roupas indígenas e jogaram todo carregamento de chá no mar. Intransigente aos protestos coloniais, a Inglaterra decidiu fechar o porto de Boston (local da revolta) eimpor as chamadas Leis Intoleráveis.

Em 5 de setembro de 1774, Filadélfia, reuniram-se os delegados das 13 colônias, no primeiro Congresso da Filadélfia, ocasião em que redigiram uma declaração de direitos e exigiram o retorno à situação anterior, o fim das medidas restritivas impostas pela metrópole e maior participação na vida política da colônia. O parlamento britânico repeliu as...
tracking img