Independencia do haiti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ilha foi descoberta por Colombo. Os nativos foram dizimados com a colonização européia. Foi inicialmente chamada de São Domingos pelos espanhóis que invadiram a região, no século XV. A colonização foi estendida por toda a ilha.
As atividades econômicas Espanholas no Haiti começaram a declinar e após um acordo diplomático a ilha é transferida para o domínio Francês.
Além do produzir café,anil, cacau, algodão e outros gêneros, Haiti era um grande produtor de açúcar. O plantio do açúcar e a importação de escravos africanos fizeram do Haiti a mais rica colônia francesa nas Américas durante os anos 1700.
Era meio milhão de escravos negros para 30 mil brancos. Existiam também os mulatos, em alguns milhares, que sofriam com os brancos escravocratas. Apesar de tudo, alguns eram ambiciosose inteligentes e conseguiram enriquecer.
O tratamento recebido pelos os escravos era terrivelmente cruel. A labuta diária se processava durante longas jornadas, sob acionamento freqüente do açoite dos feitores, alimentação escassa, moradias sórdidas, inexistência de assistência médica e castigos desumanos.
1791, inspirados na independência dos EUA e na RF, iniciou-se a rebelião dos escravos,que abandonaram as plantagens, destruíram engenhos e agrediram os brancos, matando vários proprietários. A rebelião não teve liderança definida e estabeleceu uma situação caótica na ilha. A liderança e a luta organizada só foram concretizadas três anos depois, quando entrou no processo rebelde um personagem com características privilegiadas para o papel histórico que desempenhou: François-DominiqueToussaint L'Ouverture.
L'Ouverture era filho de um chefe tribal africano transferido como escravo para São Domingos. Ali, comprou-o um senhor dotado de alguma benevolência, que percebeu as qualidades intelectuais do novo escravo. Deu-lhe a condição de capataz de uma turma de trabalhadores e uma esposa. O mesmo senhor percebeu que o filho não era menos dotado do que o pai e lhe conferiu certosprivilégios, no contexto da condição de escravo. Aprendeu a ler e falar francês culto, era instruído.
Isso fez toda a diferença na história, pois ele leu algumas obras decisivas para conseguir libertar o Haiti. Quando resolveu mergulhar na batalha, em 1794, três anos depois de iniciada, L'Ouverture já contava com 45 anos, idade avançada para a época.
Dotado de instrução bem acima dos ex-escravos,L'Ouverture não encontrou grandes obstáculos para ganhar ascendência entre eles e aglutinar um exército de combatentes sob o seu comando. Com uma tropa disciplinada e organizada, derrotou os exércitos dos franceses, dos espanhóis, que pretendiam apossar-se da parte francesa da ilha, e dos ingleses, preocupados com a contaminação que o exemplo da possessão francesa poderia produzir nas suaspróprias possessões antilhanas. Companheiros de L'Ouverture, destacaram-se na luta outros ex-escravos, como Dessalines,
Já vitorioso, L'Ouverture seguiu duas linhas de ação, que teriam consequências funestas para a sua liderança e para seu destino pessoal.
Em primeiro lugar, preocupou-se insistentemente em ganhar a confiança de Bonaparte, àquela altura primeiro cônsul do governo parisiense. Através defranceses aliados, enviou repetidas mensagens ao general chefe do consulado, insistindo na fidelidade à França e na concretização de uma aliança entre a Revolução Antilhana e a Revolução Francesa. Bonaparte sequer tomou conhecimento desses bons propósitos, não somente porque se achava demasiado ocupado com as conquistas na Europa, como principalmente porque tinha planos opostos aos dosex-escravos no referente ao regime colonial. L'Ouverture não conseguiu perceber que, da Convenção de 1789 ao consulado bonapartista, a Revolução Francesa infletiu para a direita, mudando as características do regime político no País, como também afastando-se da posição inicial com relação à escravidão nas colônias.
A segunda questão, que influiu negativamente no destino de L'Ouverture, consistiu na...
tracking img