Independencia avd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO

O ser humano vive em um ambiente que possui componentes físicos, sociais e culturais que o influenciam. No entanto, este mesmo homem age sobre o ambiente e expressa, assim, suas individualidades e vontades. A ação é característica das pessoas e ela repercute no meio em que vivem e conseqüentemente, o ambiente também interfere nos indivíduos. As áreas em que o homem age, ou asáreas de ocupação podem ser divididas em: atividades de vida diária (AVD´s), atividades de vida diária instrumental ou práticas, educação, trabalho, jogos e brincadeiras, lazer e participação social. As AVD´s são atividades fundamentais para a sobrevivência e são compostas por tarefas como alimentação, vestuário, higiene e comunicação ou linguagem. A independência com que os homens efetuam taisatividades é variável de acordo com cada indivíduo.
No presente estudo, o grau de independência nas AVD´s foi avaliado e classificado de acordo com o “Catálogo de avaliação do nível de independência de crianças de 4 a 8 anos nas atividades de vida diária” (MATSUKURA e MARTURANO, 2001). A criança que consegue realizar as atividades foi classificada como independente e a criança que não realiza taistarefas como dependente.
A independência da criança nas atividades relaciona-se ao desenvolvimento. Pode-se dizer, então que os fatores que compõe o mesmo também interferem na autonomia dos meninos e meninas. Sendo assim, as alterações e complicações no desenvolvimento da criança merecem atenção particular.
Considerando o ambiente um importante item no desenvolvimento infantil, pode-sediferenciar na pesquisa os dois ambientes nos quais as crianças estão incluídas: o ambiente familiar e a instituição total.
A terapia ocupacional tem como objeto de estudo a ocupação humana que inclui as atividades de vida diária (AVD´s), atividades de vida diária instrumental ou práticas, educação, trabalho, jogos e brincadeiras, lazer e participação social (AOTA, 2002). Para que as pessoas realizemestas tarefas, são necessárias habilidades de desempenho e padrões de desempenho e estes sofrem a influência do contexto, das demandas das atividades e também dos fatores internos da própria pessoa (AOTA, 2002). Todas as áreas de ocupação são importantes e têm que estar em equilíbrio para manter a saúde integral do sujeito.
Sendo as AVD´s uma ocupação e por isso, uma área de atuação em terapiaocupacional, o objetivo de investigar a influência do ambiente (um dos componentes que interferem no desenvolvimento) sobre a independência nestas atividades em populações de crianças institucionalizadas e não institucionalizadas, é justificado. Saber como cada grupo de criança reage às condições que estão submetidas pode orientar cuidadores quanto as condutas, nível de proteção, nível de segurança eefetividade de vínculo junto às crianças. Isso mostra a relevância do presente trabalho no aspecto científico.



2 – TERAPIA OCUPACIONAL E AS ÁREAS DE OCUPAÇÃO

A Terapia Ocupacional é uma área do conhecimento que se preocupa em estudar, prevenir e tratar pessoas com alterações na cognição, no afeto, na percepção, nos aspectos psico-motores e sociais. A profissão objetiva auxiliar oindivíduo a realizar todas as ocupações que julga importante. O terapeuta dispõe de conhecimentos específicos para utilizar recursos e tecnologias com a finalidade de promover o maior grau de emancipação e autonomia do sujeito respeitando sempre a faixa etária, o desenvolvimento, a formação pessoal, familiar e social do mesmo (NEISTADT e CREPEAU, 2002).
O domínio científico da profissão é a ocupação(AOTA, 2002). Para NEISTADT e CREPEAU (2002) a ocupação são todas as ações e tarefas que uma pessoa realiza; desde a manutenção de si mesma (autocuidados, trabalho, dentre outros), a manutenção de outros (o cuidado) até o que ela realiza como diversão ou recreação. Qualquer alteração no desempenho destas tarefas e ações, causadas por fatores intrínsecos do indivíduo ou pelo contexto em que ele...
tracking img