IND STRIA ALTOMOTIVAS

652 palavras 3 páginas
SEMINÁRIO PARA O DIA 24/04/14

INDÚSTRIAS AUTOMOTIVAS

Conforme o (art.225 CF/88), bem como a responsabilidade social, pois os recursos naturais utilizados na construção de veículos automotivos são finitos. Assim, a reutilização de materiais é medida salutar, econômica e protetiva, conforme se vê na tabela de composição média de materiais utilizados na fabricação de um veículo de passeio:
Aço...........................................66%
Plásticos...................................9%
Alumínio..................................6%
Borracha..................................4%
Vidros.....................................3%
Zinco, cobre e chumbo..........2%
Total.....................................90% Outros 10% demais materiais.
Em consideração aos critérios apresentados na metodologia de coleta de dados, os resíduos selecionados foram: arruelas, cadeiras de metal, cintos de segurança, líquido da embreagem, óleo diesel, painel secundário e parafusos, e um todo o aço.
As alternativas propostas para os resíduos tem o objetivo de reutilizá-los na etapa de retirada de materiais ou em outras etapas do processo, uma vez que é muito difícil a sua eliminação. Em alguns casos a solução é tentar viabilizar o retorno do componente (resíduo) à montadora do chassi. Em comparação aos níveis de produção mais limpa, a maioria das alternativas fazem parte da reciclagem interna e reciclagem externa respectivamente. Em alguns casos uma alternativa é complementar a outras, como por exemplo às práticas de boa operação (house keeping), que podem estar associadas a outras opções de minimização de resíduos.
A reutilização dos componentes que são gerados em maior quantidade possui uma relevância, econômica e ambiental para a empresa. A importância ambiental está no fato de que a empresa deixa de descartar, ou comercializar um material que possui um valor econômico agregado, ou seja, que ainda exerce. A sua finalidade com características iguais às originais. Do ponto de vista

Relacionados