Inclusão: todos devem jogar para apreciar, mas cuidado: existe a autoexclusão.

383 palavras 2 páginas
DARIDO,Suraya Cristina. Princípios de ensino para a educação física na escola.Inclusão: todos devem jogar para apreciar, mas cuidado:existe a autoexclusão.Caderno de formação.Formação de professores.São Paulo;Cultura Academica,2012.v 6. Pagina 93-95

Inclusão: todos devem jogar para apreciar, mas cuidado: existe a autoexclusão.

Devemos oferecer praticas corporais para todos os alunos, sem excluir nenhum. Os gordinhos, os baixinhos, os menos habilidosos, tem que participar integralmente das aulas. Para conseguir atingir esse objetivo é preciso despertar o interesse dos alunos, para que sintam prazer nas aulas.
A inclusão ajudaria a superar a idéia de educação física seletiva, militarista, onde só os habilidosos participam integralmente e os menos habilidosos ficam de fora da brincadeira. Deve-se evitar jogos onde os alunos vão perdendo e saindo da brincadeira, deixando na quadra apenas os que estão vencendo.
Outro erro comum é olhar feio para o aluno quando ele erra, ou apontar os erros como se errar fosse uma escolha do aluno. O aluno tem que ser valorizado mesmo quando erra, pois sem erro não tem aprendizado.
O professor deve incentivar o aluno, deve apoiar, estimular, o aluno tem que saber que tem alguém que acredita em suas capacidades.
Para incentivar o aluno não é necessário elogiar só com palavras, mas a atitude e postura do professor em mostrar o quanto ele acredita nas capacidades do aluno.
Alem de atividades de inclusão, o professor deve discutir as atividades com o aluno para ele se interar do assunto, pois as vezes o próprio aluno se exclui, ele se sente incompetente e desiste de participar .
O aluno tem que entender que errar faz parte do processo de aprendizagem, e que cada aluno tem um desempenho diferente, que tem que ser respeitado. O professor tem que deixar claro que ninguém é melhor que ninguém, mesmo quem tem melhor habilidade não deve se achar superior.
Deve-se levar em conta que a escola é um ambiente com muitas diversidades,

Relacionados

  • delia lerner
    167821 palavras | 672 páginas
  • Manual De Direitos Humanos
    273547 palavras | 1095 páginas
  • marx karl
    266395 palavras | 1066 páginas