Inclusao digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INFORMATICA NA ATUALIDADE
INCLUSAO DIGITAL

RESUMO
Com o intuito de apresentar a importância da Informática e das redes de computadores na realidade atual, este artigo vem destacando as maiores evoluções ocorridas, bem como algumas questões problemáticas que vem ocorrendo em vista das aplicações aceleradas das novas tecnologias, em que a exclusão digital caminha de mãos dadas com a exclusãosocial, em que a primeira existe, sobretudo em conseqüência da segunda.
Mesmo com as aceleradas mudanças da tecnologia, existem ferramentas e propostas que podem auxiliar na inclusão digital de forma relevante. Falta, contudo empenho em discutir e levar a frente tais projetos.
Conhecer a informática no mundo hoje é fundamental para quem quer que seja, é direito de todos ter acesso igualitário nasnovas tecnologias.
1.1 – Definições e conceitos
Dados conhecimentos e sabedoria estão fortemente interligados, porém, são vistos de forma singular. Conhecer é aprofundar e analisar dados em que conhecimento adquirido e aplicado culmina em saber. Segundo Faroco e Moura “ Para conhecer hoje é necessário o processamento dos dados. Todo dado elaborado e ampliado transforma-se em sabedoria”.
Aevolução das formas eletrônicas de trans¬missão de sinais levou ao desenvolvimento da informática e das redes de computadores, cujo estado atual é a Internet. O acesso à informação cada vez mais se faz através dos meios informáticos, mesmo para o homem comum.
Vivenciamos era da tecnologia; esta, que nos traz facilidades no viver e um alto índice de informações. A informática é o ícone da tecnologia.Por ela, dispomos de meios ágeis de adquirir informações e de transmitir. Porém mesmo com todos os benefícios que temos, esta nova era não responde aos anseios metafísicos do homem.
Por meio da informática e das redes de computadores foi criado um espaço de comunicação chamado Espaço Virtual a Internet. Estão sendo concretizadas novas formas de comunicação e acesso à informa¬ção que têm umprofundo efeito, não só nos processos de apreensão do conhecimento, mas na vida das pessoas em geral.
É preciso estabelecer um equilíbrio em que o aspecto humano e tecnológico possa formar um todo. Ser meramente técnico é fazer da vida humana uma banal existência.
1.2 – Embasamento Histórico da Informática.
Desde os primórdios e, ainda, nos dias de hoje, o homem busca meios de ampliar seusconhecimentos em vista do melhoramento da forma de se viver. Com pequenos métodos de se fazer registros, de e fazer contas foi surgindo a tecnologia.
A informática é, hoje, o maior e mais avançado instrumento tecnológico. Foi desvendado por renomados gênios que desenvolveram, calculadoras, tábuas de calcular, computadores gigantes que sabre orientação do uma linguagem lógica, foram capazes de realizarcálculos rápidos precisos e complexos.
Segundo os dados do texto “ computadores”, Observamos que, “ Com todo seu brilho aparente, o único talento de um moderno computador é o de reagir, com a velocidade da luz, a uma seqüência de tenções cotidiana” (p. 5).
O progresso da tecnologia culminou-se no avanço da informática onde o mundo atual é dominado e monitorado por máquinas processadoras de dados: osComputadores.
1.3 – Tecnologia e Atualidade
Quando fala-se em tecnologia entram em sintonia quase todos os aspectos do mundo. Na atualidade é destaque a era da tecnologia do mundo digital. Precedida de importantes descobertas a era digital domina o universo humano com continuas e incríveis evoluções dos meios de comunicação e informação de dados.
Destacam-se como objetos bastante desenvolvidosos micros processadores, com potencia pouco imaginada no passado; os sistemas de telecomunicação, aparelhos e tecnologias aplicadas capazes de tornar cada vez mais nítida e real, a comunicação; hardwares e softwares com novos recursos e facilidade.
O mundo está mais próximo sobre o referencial da comunicação do fácil acesso à informação e as trocas das mesmas. Visto todo este avanço que não...
tracking img