Incendio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO CIVIL
DISCIPLINA DE SEGURANÇA DO TRABALHO















PROTEÇÃO E COMBATE A INCENDIOS – NR-20 E NR-23

























Campo Grande
Março de 2009



CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE HIDRÁULICA E TRANSPORTES
DISCIPLINA DE SEGURANÇA DOTRABALHO














PROTEÇÃO E COMBATE A INCENDIOS – NR-20 E NR-23










Trabalho de graduação
apresentado pelos alunos
Everton Barbosa, João Emilio e João Paulo, à disciplina de Segurança do Trabalho do Curso de Engenharia Civil sob orientação daProfessora, MSc
Elizabeth Spengler Cox de Moura Leite da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.











Campo Grande

Março de 2009
SUMÁRIO



I Introdução
II Norma Regulamentadora 20(NR – 20)
III Norma Regulamentadora 23(NR – 23)
IV Conclusão
V Referências BibliográficasI - INTRODUÇÃO



O sistema de proteção e combate a incêndios é indispensável em edificações, principalmente naquelas onde há concentração considerável de pessoas. Sendo que cada sistema deverá ter uma peculiaridade em relação a outros devido às características distintas dos diversos tipos de edificações, sendo essas características relativas principalmenteaos riscos existentes nessas edificações e sua área de funcionamento, por exemplo, uma indústria tem um sistema de proteção e combate a incêndio diferente de uma loja de roupas.
A proteção contra incêndio se subdivide em prevenção a ocorrência de incêndio e em combate ao incêndio propriamente dito.
A prevenção de incêndios engloba cuidados e medidas que visem minimizar a ocorrência deste,sendo esses cuidados, desde distribuição de equipamentos para o combate a incêndio até treinamento periódico para atuação em focos iniciais de incêndio.
Quanto ao combate, as medidas tomadas referem-se a combate e extinção de focos de incêndio, de forma profissional e alto nível de responsabilidade, exercício esse incumbido, no Estado de Mato Grosso do Sou, ao Corpo de Bombeiros Militar.O que rege as leis de combate e proteção a incêndio em um Estado é o decreto relativo a este Estado, onde as normas técnicas servem como complemento, sendo que a classificação das ocupações determina os tipos de sistemas e equipamentos a serem executados em uma edificação.
Outro cuidado que deve ser tomado diz respeito ao armazenamento, manuseio e transporte de líquidos combustíveis einflamáveis, objetivando a proteção da saúde e a integridade física dos trabalhadores em seus ambientes de trabalho, seguindo as disposições regulamentadoras vigentes.


















II - NR-20

LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS

No que se refere a cuidados e precauções a serem tomadas com líquidos combustíveis e inflamáveis, devemos considerar a NR-20, que trata das maneiras dearmazenamento, manuseio e transporte desses líquidos.
Podemos definir líquido combustível, segundo a NR, como, como todo aquele que possua ponto de fulgor igual ou superior a 70ºC (setenta graus centígrados) e inferior a 93,3ºC (noventa e três graus e três décimos de graus centígrados), enquadrando-o na classe III de líquidos combustíveis.
Quanto ao armazenamento, deve ser feito em tanquesde aço ou de concreto, a serem localizados de acordo com a tabela a seguir:




TABELA A

 
|CAPACIDADE DO TANQUE |DISTÂNCIA MÍNIMA DO TANQUE À LINHA DE |DISTÂNCIA MÍNIMA DO TANQUE ÀS |
|(litros) |DIVISA DA PROPRIEDADE ADJACENTE | VIAS PÚBLICAS |
|Acima  de  250            ...
tracking img