Imunologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS
Imunologia “resume-se na compreensão de dois termos: “antígenos” e “ anticorpos”. Os antígenos são moléculas que estimulam o sistema imunológico da pessoa a produzir anticorpos. E os anticorpos são moléculas proteicas que o sistema imunológico da pessoa produz em resposta aos antígenos.
Sistema Imunológico
Sistema Imunológico

Imunidade Humoral
Sempre envolve a produção deanticorpos .
Os anticorpos são importantes na imunidade humoral.
Imunidade Humoral
Sempre envolve a produção de anticorpos .
Os anticorpos são importantes na imunidade humoral.
Imunidade mediada por células
Envolve muitos tipos diferentes de células, incluindo macrófagos, células T auxiliares, células T citotóxicas, células T de hipersensibilidade tardia, células natural killer, células killer egranulócitos.
Embora os anticorpos possam exercer atividades em alguns tipos de reações imunológicas mediadas por células, eles não são o principal.
Imunidade mediada por células
Envolve muitos tipos diferentes de células, incluindo macrófagos, células T auxiliares, células T citotóxicas, células T de hipersensibilidade tardia, células natural killer, células killer e granulócitos.
Embora osanticorpos possam exercer atividades em alguns tipos de reações imunológicas mediadas por células, eles não são o principal.

Sistema imunológico, também chamado de sistema imune, é o sistema corporal cuja função primordial consiste em destruir os agentes agressores, patogênicos que encontrar e defender o organismo da ação deles. O tipo de resposta imune do organismo vai depender do patógeno e dolocal da infecção. Qualquer agente considerado estranho por um sistema imunológico denomina-se antígeno.
Na medula óssea, na presença de células do estroma, matriz extracelular e sob a ação de diversos fatores de crescimento e citosinas, irá originar dois grandes progenitores, que são o mieloide e o linfoide, os quais geram todas as células do sistema imune.
O sistema imune é constituído porórgãos, células e moléculas que asseguram essa proteção, sendo seis componentes principais, dos quais três são diferentes tipos de células, e as outras proteínas solúveis. As três categorias de células imunológicas são: granulócitos, monócitos/macrófagos e linfócitos (linfócitos T e B e células NK (natural killer)). Entre as células do sistema imunológico, encontram-se os glóbulos brancos, ouleucócitos. Existem vários tipos de glóbulos brancos, com funções imunológicas específicas e diferenciadas, nomeadamente linfócitos, os neutrófilos polimorfonucleares, os eosinófilos, os basófilos, mastócitos e os monócitos.
CELULAS IMUNILOGICAS E SUAS FUNÇÕES
GRANULOCITOS
Os granulócitos fagocitam os antígenos que penetram no corpo. Granulócitos neutrófilo: O granulócitos neutrófilo corresponde àprimeira linha de defesa do organismo, especialmente contra invasões bacterianas. São células essencialmente fagocitárias.
Granulócitos eosinófilo: Os granulócitos eosinófilos fagocitam e digerem imunocomplexos (formados por reação entre antígenos e anticorpos). Essas células são atraídas para locais onde exista a histamina em abundância. A função dos eosinófilos nessas áreas parece ser a demodular a ação dos mastócitos, que liberam a histamina e leucotrienos. Participam também da defesa contra parasitas intestinais.
Granulócitos basófilo: Esta célula é considerada o mastócito sanguíneo. As duas células exibem muitas semelhanças. Existem em baixa concentração no sangue (menos de 1% dos leucócitos). Nos seus grânulos encontramos histamina, leucotrienos, heparina, entre outras substâncias.MONÓCITOS / MACRÓFAGOS
Os macrófagos são células pertencentes ao tecido conjuntivo, de grande dimensão, possuindo características morfológicas variáveis que depende de seu estado de atividade funcional e do tecido que habitam. Medem entre 10 e 30 µm de diâmetro e usualmente possuem um núcleo oval ou em forma de rim localizado excentricamente. Os macrófagos originam-se de células precursoras...
tracking img