Imunologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA IMUNOLÓGICO

OBJETIVO: Descrever o sistema imunológico do organismo e seus componentes celulares e proteicos. Descrever a imunidade celular e a imunidade humoral. Analisar a importância do sistema imunológico na rejeição dos órgãos transplantados.

CONCEITOS GERAIS

O organismo humano vive em equilíbrio permanente com uma flora variada. Além disso, é penetrado constantemente porgermes do meio ambiente, bactérias, vírus e fungos. Pode também ser invadido por parasitas ou por substâncias capazes de alterar o funcionamento de certos órgãos ou tecidos. A defesa do organismo contra as agressões é feita por um sistema especial, de grande complexidade, o sistema imunológico ou imunitário. A capacidade do organismo resistir às agressões dos agentes biológicos e de toxinas échamada de imunidade.

O sistema de defesa do organismo envolve a ação conjunta de células (granulócitos, macrófagos, linfócitos T e linfócitos B) e de proteinas especiais (anticorpos e complemento).

Ao considerarmos os mecanismos de defesa contra as diversas agressões, identificam-se dois tipos principais de imunidade: a imunidade inata e a imunidade adquirida. A primeira nasce com oindivíduo, enquanto a imunidade adquirida depende da estimulação do sistema de defesa ao longo da vida dos indivíduos.

IMUNIDADE INATA E ADQUIRIDA

A imunidade inata nasce com o indivíduo e protege o organismo contra agentes patogênicos específicos e toxinas, desde o nascimento. Esta imunidade inclui a capacidade de fagocitar bactérias e outros agentes invasores, pelos leucócitos e macrófagos dostecidos; inclui a capacidade das secreções ácidas do estômago e enzimas digestivas de destruir germes; inclui a resistência da pele e das membranas mucosas à penetração dos germes; inclui as lisozimas, a properdina e certos polissacarídeos que neutralizam certas bactérias gram-positivas e gram-negativas frequentes na natureza. A imunidade inata protege o organismo humano contra agentes capazes deprovocar doenças em outras espécies animais.

A imunidade mais importante, entretanto, é a imunidade adquirida. Esta se deve à capacidade do sistema imunitário produzir defesas contra invasores e destruí-los, impedindo-os de causar danos ao funcionamento do organismo. O sistema imunológico desenvolve imunidade específica e altamente eficaz contra bactérias, vírus, toxinas e tecidos de outrosindivíduos ou animais. A imunidade adquirida é também conhecida como imunidade adaptativa; é capaz de proteger um organismo contra doses de toxinas que seriam letais a um organismo não imune.

A imunidade adquirida depende de dois mecanismos intimamente relacionados entre sí:
1. Produção de proteinas chamadas anticorpos, que tem a capacidade de atacar e neutralizar o agente invasor. Esta forma deimunidade é conhecida como imunidade humoral.
2. Sensibilização de determinados tipos de linfócitos, contra um agente específico. Estes linfócitos tornam-se capazes de se fixar ao agente estranho e destruí-lo. Esta forma de imunidade é conhecida como imunidade celular.

O sistema imunitário pode ser comparado à uma força militar de defesa, organizada e hierarquizada. Esta força patrulha oorganismo, penetrando os seus líquidos e tecidos e mantém tropas em alerta, prontas para o combate, se necessário. Ao encontrar um agente invasor, as unidades de patrulha enviam sinais que ativam as unidades de combate, para impedir o invasor de alcançar os seus alvos.

ANTÍGENOS

Os mecanismos da imunidade adquirida se iniciam quando o organismo identifica a presença de um agente estranho, sejaquímico (toxina) ou biológico.

As moléculas das toxinas e outras grandes moléculas, possuem radicais químicos na sua composição, capazes de estimular a produção de proteinas com a capacidade de neutralizá-las. Estas substâncias são conhecidas como antígenos e as proteinas que o organismo produz para neutralizá-las são os anticorpos.

Para que uma substância seja antigênica, a sua...
tracking img