Imunologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMUNOLOGIA

Imunologia = Estudo do Sistema Imunológico.
Função = Conferir imunidade(proteção) contra agentes agressores e infecciosos, com microorganismos: bactérias, fungos, vírus, parasitas, outros.Esses microorganismos podem ser intracelular ou extracelular. Os vírus são essencialmente intracelular.
Patógeno extracelular = Resposta humoral
Patógeno intracelular = Resposta celular

TIPOSDE IMUNIDADE
A) Imunidade Inata ou natural = O individuo já nasce com ela. Ex: Pele.
B) Imunidade adquirida ou adaptativa= Vai sendo adquirida com o tempo, vai depender dos agentes ao qual o individuo tem contato durante a vida. Ex: 1 vez que se tem varicela se adquire imunidade.
• Imunidade ativa adquirida naturalmente: O sistema imunológico é ativado para a produção de anticorpos específicosapós o contato com o antígeno.Obs: Antígeno: indutor do sistema ou ativador do sistema imune (agente estranho) para a produção de anticorpos ( resposta humoral). Ex: Varicela, Doença Natural. É um tipo de imunidade duradoura ou ate vitalícia. Após a ativação do mesmo temos a formação da memória Imunológica.
• Imunidade passiva adquirida naturalmente: Recebe os anticorpos, não tem ativação dossistema imunológico, ou seja, é transferência de anticorpos pré formados. Ex: de mãe para filho através da placenta ou aleitamento materno e colostro ( altamente concentrado em anticorpos e outras proteínas de defesa) É uma imunidade sem memória, ou seja temporária.
• Imunidade ativa adquira artificialmente: Ativação do sistema imune para produção de anticorpos específicos, após contato comantígeno artificial. Ex: Vacinação BCG(tuberculose)  bacilo atenuado. Obs: A vacina antitetânica sem toxidade, ou seja, toxoide tetânica.
• Imunidade passiva adquirida artificialmente: é a transferência de anticorpos pré- formados, através da soroterapia (fração liquida do sangue onde se encontra proteínas) Ex: soro antitetânico.
Sorologia Heterologa é aquela que utiliza o soro produzido em animais.Ex: cavalo. Com maior risco de ocorrência de reações adversas como por exemplo o choque anafilático.
Sorologia Homologo é aquela que utiliza o soro produzido por humanos.
Antígeno: Molécula reconhecida pelo sistema imune como estranho ao organismo. Capaz de ativar o sistema imune e torna-se o alvo das respostas de defesa desencadeadas (ativador de resposta imune, para produção de anticorposespecíficos – resposta imune humoral)

ANTICORPOS OU IMUNOGLOBULINAS
A) Proteínas presentes no soro produzido por plasmócitos, após estímulos antigênicos de Linfócitos B.
B) Unidade estrutural: Proteína composta por:
• 2 cadeias polipeptídicas leve(2012 a.a)
• 2 cadeias polipeptídicas pesadas(450 a.a) unidos por pontes dissulfeto.


C) Classes das imunoglobulinas:
• IgM : 1ª classe deimunoglobulina formada após estimulo antigênico; caracteriza resposta imune primaria; caracteriza doença em fase aguda; pentamérica; 10 sítios de ligação ao antígeno.

• IgG: Monomérica; 2 sítios de ligação ao antígeno, caracteriza resposta imune secundaria; caracteriza doença em fim de fase aguda ou doença crônica; anticorpos de memória; atravessa a placenta (confere imunidade passiva natural);naturaliza toxinas e vírus ( confere imunidade passiva artificial).

1º Gráfico= Em uma primeira exposição ao antígeno X o sistema imune será ativado para a produção de imunoglobulina da classe IgM especifica anti X. Assim esses anticorpos serão detectados em grande quantidade no sangue, o que caracteriza a doença em sua fase inicial ( fase aguda), em seguida ocorre a troca de classe ondedetecta-se imunoglobulinas da classe IgG, também especifica anti X, em concentração elevadas. Esta fase da doença caracterizada pela diminuição de IgM e aumento de IgG, corresponde a doença em fim de fase aguda. No caso de individuo evoluir para a cura poderá ainda apresentar soro reagente devido a presença de anticorpos de memória que nesta fase apresentara, concentrações mais reduzidas.
2º...
tracking img