Impressionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 IMPRESSIONISMO
Em abril de 1874 nasceu o impressionismo em Paris, quando um grupo de jovens artistas da época, frustrados por terem suas obras excluídas dos salões oficiais de arte resolvemrealizar sua própria exposição no estúdio do fotografo Félix Nadar. Entre eles Monet, Renoir, Degas, Pisarro eram alguns dos nomes entre os 30 artistas que se denominavam Societé Anonyme des ArtistesPeintres, Sculpteurs, Graveurs, etc.
A exposição foi recebida com curiosidade e confusão pelo publico, o que levou Louis Leroy, um critico da época denominar o grupo como “impressionistas”.
Ocaráter de esboço e falta de acabamento, o que no começo causou objeções aos críticos da época, eram exatamente as qualidades que os críticos mais receptivos identificaram como constituindo sua vigor.
Oque unia esses artistas era justamente sua rejeição ao padrão de o que era aceito como arte nas grandes academias. Até o fim do século XIX ainda se julgava por arte somente o que retratava comfidelidade o mundo real. Tanto sua rebeldia para com os padrões artísticos da época quanto suas exposições independentes serviram de modelo para artistas do século seguinte
Os impressionistas tinham comocaracterística o seu interesse por captar a impressão visual de uma cena, pintando aquilo que viam na hora e a maneira com que as cores e a luz interagia com a paisagem, fazendo pinturas a céu abertoe não dentro de seu ateliê usando técnicas muito comuns, como um único ponto de fuga entre outras. Evitavam temas históricos ou alegóricos e insistiam nos momentos fugazes da vida moderna.
EdouarMonet teve grande influencia sobre os expressionistas retratando em grande escala temas "insignificantes".
A reação da critica era muitas vezes hostil, sobretudo no inicio, porem osimpressionistas contavam com defensores influentes, tais como escritores famosos e colecionadores importantes.
Na década de 70 ocorreu o que foi denominado como "crise impressionista" onde os artistas...
tracking img