IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA ÁGUA PARA O TERCEIRO MILÊNIO

6992 palavras 28 páginas
IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA
ÁGUA PARA O TERCEIRO MILÊNIO
FLÁVIO GOMES DE ALMEIDA*1
Universidade Federal Fluminense
P. BORGES**
Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército
D. CHAGAS***
Universidade Federal Fluminense/Veterinária
M. A. S. QUEIRÓZ****
Cirurgiã Dentista
C. E. 8. SANTOS*****
Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro
C. M. M. R. SILVA******
Fundação Municipal de Educação de Niterói

INTRODUÇÃO
Segundo Jonh E Kennedy, “quem for capaz de resolver os problemas da água será merecedor de dois prêmios Nobel, um pela paz e outro pela ciência”. Sem água não há vida. Ela está presente não só na constituição física dos animais como em todas as ações humanas: produção de energia, alimentação, transporte, integração, turismo... Desde a antigüidade, observa-se que o acesso à água é fonte de poder e ao mesmo tempo ponto de conflito de interesses.
Os Recursos Humanos constituem fundamento predominante da expressão econômica, por ser o Homem, agente essencial da produção e do consumo, é não só o organizador e executor do processo produtivo, mas também seu beneficiário (ESG, 1998). Porém ressaltasse-se ainda no mesmo fundamento doutrinário, que o ambiente é o condicionante mais geral de todos os fenômenos relativos à pessoa, à sociedade e à própria vida, sendo que uma das grandes responsabilidades do Homem é manter o equilíbrio em sentido amplo. Esta manutenção consiste, essencialmente, em conciliar as transformações que ele vai produzindo com a preservação dos ecossistemas, principalmente os aquáticos, base essencial de sustentabilidade da vida. A missão do homem deve ser a do aprimoramento da vida, bem como a vigência dos valores, de modo que a vida não se tome autodestrutiva ou infeliz.
A água estará em foco neste novo milênio já aparecendo, com freqüência, nos noticiários.
Notícias sobre poluição, falta da água, seca e, mais recentemente, o problema da geração de energia têm sido muito veiculadas.
A verdade é que

Relacionados

  • O pensamento administrativo no antigo egito - análise da administração pública faraônica na 20a dinastia
    78051 palavras | 313 páginas