Importancia do trabalho em equipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1259 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Vantagens e desvantagens do trabalho em equipe
As equipes de trabalho possuem algumas desvantagens que acabam muitas vezes sendo comum dentro da empresa, como por exemplo: o gasto excessivo de tempo e energia para aprimorar as habilidades necessárias para uma boa interação, comunicação e companheirismo, algumas vezes perde-se muito tempo para que as pessoas envolvidas consigam se adaptar atarefa especifica.
Algumas pessoas no ambiente de trabalho têm aversão à coletividade e se fecham para novas experiências e se recusam a aprender coisas novas, mantendo a mesma forma individualista pelo qual se manteve por muitos anos, atrapalhando assim a interação da equipe.
Algumas grandes empresas onde existe a formação de várias equipes ocorrem competições entre equipes, devido ao interesse dedestaque individual dos grupos, mas isso acaba atrapalhando no resultado e no objetivo final determinado pela empresa dentro do mercado de trabalho.
Os efeitos potenciais dessas desvantagens são muito sérios com relação à competitividade da empresa dentro do mercado de trabalho, esses se não forem diagnosticados e solucionados da melhor forma possível podem atrapalhar nos resultados finais daempresa.
Porém, as principais vantagens podem levar a empresa à conclusão de escolha certa e a resultados excelentes com relação ao desempenho de seus colaboradores competitividade externa. A utilização de um trabalho em equipe aumenta a criatividade e energia dos funcionários, tornando a comunicação eficaz acrescentando novas perspectivas evoluindo as idéias e pontos de vista.
As pessoas se sentemmais empolgadas com os resultados e se sentem mais felizes em trabalhar, assim trabalham mais satisfazendo suas próprias necessidades básicas com relação à função exercida.
Quando as pessoas realizam várias atividades juntas com cooperação e comunicação constante, se tornam capazes de identificar uma forma de melhorar a organização e realização do trabalho, produção e criação de idéias.
Àsvezes, o trabalho em equipe é a única maneira de se concluir uma determinada tarefa, simplesmente não há outra opção, como por exemplo, à apresentação de uma peça de teatro, orquestra ou no caso de esporte coletivo.
As equipes não podem iniciar o trabalho de imediato sem treinamento e determinação de funções, metas e objetivos. Antes é necessário que se tomem cuidados com determinadas característicasbásicas da interação humana.
As equipes bem sucedidas devem isso a grandes esforços e uma boa estruturação das tarefas e objetivos a serem alcançados, deve haver um sincronismo entre o que se deseja e como está sendo feito, e principalmente entre os integrantes da equipe.
Hardingham (1999, p. 56) considera que:
As equipes sincronizadas são o santo graal da eficiência. A equipe é o átomo daempresa, assim como o é na natureza. É o foco e o poder. E novamente, os seres humanos realizam-se e sentem satisfação ao participar de equipes sincronizadas; é a nossa natureza.
A alegria de se alcançar o sucesso como equipe; e o prazer de ajudar os colegas estimula um comportamento não individualista, e isso favorece para o crescimento e sucesso da empresa.
A idéia de se trabalhar em equipesurgiu no momento que o homem percebeu que a soma dos conhecimentos e habilidades individuais facilitariam o atingir dos objetivos. A mudança constante das informações e a necessidade de um maior conhecimento motivaram cada vez mais essa forma de trabalho, ou seja, fazer com que um grupo, formado por pessoas diferentes, tenha objetivos comuns.
É fato que toda equipe necessita de um líder que sejacapaz de orientar, mostrar caminhos e gerar grandes resultados. Ele deverá ser dotado de características, não somente técnicas, mas também comportamentais, como, por exemplo, ter carisma, humildade, sinceridade, ser preocupado e compreensivo. É dele a missão de inspirar, em seus colaboradores, a motivação para a conquista. O líder, portanto, é um modelo. Dessa forma, consegue envolver e comprometer...
tracking img