importancia do tamponamento- veterinaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância do tamponamento nos sistemas biológicos
 
Íons hidrogênio são constantemente produzidos no corpo, seja através dos alimentos ingeridos na dieta ou pelo metabolismo geral. Podem serproduzidos ácidos voláteis (como o CO2) ou não voláteis (como o ácido lático e os corpos cetônicos), que seriam capazes de alterar o pH do organismo. No entanto, é importante que o pH sanguíneo (econseqüentemente o pH corpóreo) seja mantido dentro de faixas estreitas que permitam a vida.
O pH influencia diversas funções metabólicas, por exemplo, a carga final das proteínas, a atividadeenzimática, as características da membrana celular, a regulação de funções celulares e a pressão osmótica nos vários compartimentos do corpo (em conseqüência da carga final das proteínas fixada no interior dascélulas).
Sendo assim, a presença de sistemas tampões se faz necessária e importante para manter o pH corpóreo constante , bem como mecanismos fisiológicos de regulação do equilíbrio ácido-base. Ostampões mais importantes encontrados no sangue são os sistemas CO2/HCO3- e a Hemoglobina. Outras moléculas que também influenciam neste equilíbrio são o fosfato, a amônia e a albumina. Além disso,diversos órgãos (não só os pulmões) também são importantes, regulando a excreção de ácidos ou bases, quando necessário.
 
 
 
 
 
 
 
 
Agora veremos mais detalhadamente como todo esse processoocorre...
 
 
 
 


http://www.uff.br/gcm/GCM/atividades1/GCM-atividade%20V.htm
Em algumas ocasiões, os pacientes podem sentir simultaneamente dois ou mais distúrbios ácido-básicos independentes.Um pH natural na presença de alterações na PaCO2 e na concentração plasmática de HCO3 sugere logo um distúrbio misto. O único distúrbio misto que não pode incidir é uma alcalose e acidoserespiratórias mistas, porque é impraticável ter hipoventilação e hiperventilação alveolares ao mesmo tempo. Um exemplo de um distúrbio misto é o evento simultâneo da acidose metabólica e acidose respiratória...