IMPORTANCIA DO PLANO DIRETOR

478 palavras 2 páginas
MÓDULO II
TRABALHO TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE

LINDOMAR FONSECA DO NASCIMENTO

MATRICULA: 7907
TECNICO EM EDIFICAÇÕES
TURMA C.T.E – 025
DISCIPLINA: TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE

Importância de o Município possuir Plano Diretor

O Plano Diretor orienta a política de desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana do município. De acordo com o Ministério das Cidades, o planejamento é obrigatório nos municípios com mais de 20 mil habitantes. Em Sergipe, 19 dos 75 municípios têm o documento.
Para o professor e urbanista, Ricardo Mascarello, o plano responde aos questionamentos de como fazer com que os municípios se desenvolvam de forma organizada, além de definir onde serão os distritos industriais, a localização do comércio e até a altura dos prédios.
“É uma leitura da cidade, um reconhecimento de como ela funciona, do território físico, do meio ambiente. Também identifica as zonas de preservação e a infraestrutura urbana”, explica Mascarello. O documento é elaborado pela prefeitura com a participação dos moradores, mas precisa da aprovação da Câmara de Vereadores para ser implantado.

Algumas considerações sobre o Plano Diretor dos municípios e sua importância no processo de construção da cidadania e da democracia

Resumo

O processo de urbanização no Brasil, compreendido como o aumento da população das áreas urbanas e consequente diminuição da população rural, é um fenômeno que vem se intensificando nas três últimas décadas. Suas causas são várias, bem como as consequências para a população como um todo. A ocupação desordenada do espaço urbano acarreta uma série de prejuízos para o meio ambiente e consequentemente para as pessoas que residem em áreas urbanas, exigindo uma efetiva intervenção do Poder Público no sentido de melhorar a ocupação desordenada e planejaras ocupações futuras. Este processo deve se pautar em um planejamento prévio e contar com a participação obrigatória da população afetada, de forma a

Relacionados

  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas