Importancia da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

A Importância da Sociologia

MANAUS
2012


A Importância da Sociologia





* Trabalho Solicitado pelo professor:  JORGEMAR PRADO MARQUES  da Disciplina de Fundamentos Sociológicos ,Turma ccn03s4 com oobj: do trabalho:obter nota parcial para o 1ºbimestre e nos mostrar a importância da sociologia em nossa vida. |

Manaus, Abril de 2012.
Introdução

O desenvolvimento da sociedade globalizada está abstraindo das pessoas o que
existe de melhor: elas mesmas. Tal afirmação vem do fato de existirem nas organizações não seres humanos, mas peças de uma máquina maior. Tal sistema, mordaz pornatureza, remete-se à averiguação do que é o homem, qual a sua formação e em que consistem suas relações. Tais perguntas não serão respondidas neste estudo, no entanto, busca-se através da averiguação de autores, demonstrar, e não questionar, a importância que a Sociologia tem dentro da contabilidade uma vez que são bases de uma mesma sociedade. Na concepção de RAMOS (1966), a Sociologia pode serespecífica para varias áreas do conhecimento humano, e Administração inclui-se neste contexto.
No entanto, é possível perceber o quão tímida é a produção sociológica neste campo Que o contador possa compreender a força da sociedade, da comunidade, da diversidade humana, dos grupos e instituições sociais, bem como, a importância do trabalho na vida do homem, como meio de alcançar a transformação,mudança de mentalidade e de comportamento, de participar ativamente na construção de uma sociedade melhor, com consciência, senso crítico, espírito público, agenciando com dignidade o seu cotidiano, o existente, as relações familiares, educacionais, profissionais, de saúde e bem-estar social.
Que o educando contador a, avalie criticamente e planifique o sentido de sua ação social, considerando orelevante significado da cidadania, da sociedade plural, da interação social, da mentalidade emergente, do trabalho e do exercício profissional, dos avanços da ciência e da tecnologia, do papel dos meios de comunicação, da educação continuada e do autodesenvolvimento, sem deixar de considerar o sentido ético, moral, comportamental, de consciência e de responsabilidade social.

Na minha opinião asociologia é importante para minha profissão e eu como individuol porque através do estudo da vida social do homem, a interação social, a estrutura, o funcionamento e a evolução dos grupos sociais, contribui para a formação humana , buscando o desenvolvimento do pensamento inteligente, formador e criador de idéias e projetos para novos rumos em nossa existência, pois a nada mais é que "Sociologia é umaárea do conhecimento humano que possui uma grande abrangência, possibilitando uma visão de conjunto dos vários acontecimentos da vida social, sejam eles relativos à economia, à política ou à esfera simbólica e cultural. Desse modo entendemos a importância da Sociologia no momento atual, em que o homem, sempre voltado para a especialização, vem perdendo o sentido de sua vida e da compreensãoglobal de sua intervenção na história. A Sociologia, em razão de sua própria natureza, pode cumprir papel, fundamental, de propiciar uma visão integrada da vida humana e social."Diariamente estamos envolvidos social e politicamente com nossos pares e concorrentes em pequenos ou grandes grupos, interagindo-nos socialmente e disputando espaços político na sociedade.E na nossa profissão ela nos ajudas noestudo de comportamentos dentro dessas organizações , de maneira eficaz, com base nas pesquisas , torna suas funções mais produtivas e a refletir sobre a sua função e importância, a necessidade de mudança, o posicionamento profissional e ainda sobre os paradigmas da profissão, trabalhando conteúdos referentes às organizações e o seu novo papel na sociedade.
Na prática, a Sociologia surge...
tracking img