IMPORTANCIA DA PERSPECTIVA PSICOSSOMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR INDIVIDUAL E COLETIVO

344 palavras 2 páginas
IMPORTANCIA DA PERSPECTIVA PSICOSSOMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR INDIVIDUAL E COLETIVO.
O projeto terapêutico singular tem como principal objetivo promover a saúde individual e comunitária para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Deste modo esse projeto propõe levantar questões sobre o individuo e a comunidade com os profissionais da saúde, para assim analisarem o território, observando e questionando para encontrar a vulnerabilidades existentes no local.
A equipe quanto adentra na comunidade deve fazer perguntas básicas no primeiro momento, como por exemplo, nome, localidade, idade e etc. Para depois aprofundar as observações junto com o individuo e a comunidade, para assim descrevê-la. Sendo algumas perguntas, como higiene pessoal e do lugar onde vive se ocorrem ou não visita de médicos com freqüência, entre outras perguntas e assim em diante.
Quando a equipe de saúde reconhece e identifica ocorrências de psicopatologia iram verificar os sinais e sintomas existentes no local, para que assim haja os encaminhamentos para os locais adequados para a situação. Por isso será de fundamental a presença de um psicólogo no local, pois o mesmo terá uma visão alem dos sintomas existentes no paciente, sendo assim para que ele ajude o morador a enxergar os sintomas de forma diferente bem como o que é melhor para a sua saúde. Ter em mente e saber sobre doenças psicossomáticas ajudara muito no tratamento da doença, e isso ocorrera juntamente com as observações dos sinais e sintomas que foram apresentados e também com a fala do paciente, indo além dos sintomas existentes. Para que haja um tratamento adequado da doença em que foi trazida pelo o paciente.
No entanto o tratamento humanizado deve ser seguido não só pelos psicólogos, mas também pela equipe multidisciplinar, pois desde o momento que se dá a noticia ate o tratamento de uma doença deve ser feito de forma humanizada, pois não apenas o medico que possui

Relacionados