Implataçao de controle de qualidade de adonyran alcantara

2654 palavras 11 páginas
IMPLANTAÇÃO DO CONTROLE DE QUALIDADE NA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO.
A farmácia deverá possuir uma área ou local destinado ao Controle da Qualidade com disposição de pessoas treinadas e equipamentos adequados para a realização deanálises . A instalação e equipamentos de um laboratório de controle de qualidade com recursos básicos podem ser obtidos a custo razoavelmente acessível. Todavia, o investimento realizado retorna à farmácia sob a forma de maior eficiência nos processos de manipulação, avaliação do desempenho técnico dos funcionários, maior segurança, controle do desempenho da farmácia, aumento da conscientização geral da empresa sobre a importância da qualidade, aumento da credibilidade junto aos clientes e profissionais prescritores. O ideal é que a farmácia tenha em sua planta um pequeno laboratório de controle da qualidade com as seguintes características:

Instalação física: Área física recomendada: o laboratório de controle deve uma área mínima de 12m2
Em função da dimensão do laboratório, pode ser conveniente possuir áreas comuns como, para uma pequena biblioteca de referências, estocagem,arquivo para documenta ção e amostras , lavagem e limpeza, pesagem, etc.
- Localização na farmácia: deverá estar situado preferencialmente próximo ao almoxarifado e laboratórios de produção. Contudo, o laboratório de controle deverá ser separado e independente das áreas adjacentes.
- Piso: cerâmica antiderrapante ou outro piso resistente, impermeável e de fácil limpeza (ex. epóxi, paviflex, etc).
- Paredes: lisa com revestimento com massa acrílica e tinta acrílica ou epóxi lavável branca. - Iluminação: natural e artificial adequada, porém com a possibilidade de área escura para leituras de placas cromatográficas. A iluminação artificial deverá ser preferencialmente com lâmpadas fluorescentes brancas embutidas com calhas.
- Ventilação: o laboratório de controle de qualidade possuir uma área com ventilação natural e ser equipado com capela para

Relacionados