Imperio bizantino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Impérios são grupos de estados ou reinos subordinados a um chefe ou governo que se formaram tanto por livre associação, com objetivo de melhor defesa, ou também através da dominação de varios estados por um dominante, chamado de imperador. Através deste trabalho iremos caracterizar alguns impérios orientais, como o Bizantino, o Islamico, o Carolíngio e o Sacro império RomanoGermanico, relatando um pouco de sua cultura e de sua organização. Todos foram impérios de grande importancia para os dias atuais em que vivemos, influenciando na arte, na arquitetura e em muitas outras áreas atuais. E apesar de suas diferenças eles estão diretamete ou indiretamente relacionados.


Império Bizantino







O Império Bizantino surgiu com a queda do Império Romano do Oriente,e teve sua capital em Constantinopla, chamada também de Nova Roma. Na sua existencia o grande legislador foi Justiniano, que mandou compilar as leis romanas desde a República até o Império.
Justiano combateu as heresias e procurou dar unidade ao cristianismo, o que facilitaria na monarquia. Ele enfrentou a revolta de Nika, que foi fruto da insatisfação da população contra a opressão geral dosgovernantes e aos elevados tributos. Justiano também obteve diversas conquistas, retomou o norte da África, a Itália e a Espanha. Ele tinha como objetivo reconstruir o antigo império Romano.
Apesar de ser nomeado como império Bizantino, ele continuou sendo chamado de Império Romano do Oriente por muito tempo, mas não foi capaz de resistir à migração ocorrida por germanos e por hunos, o que acaboupor fragmentar em reinos independentes.
A queda do império Romano começou quando o imperador Teodósio resolveu dividir os territórios em império Romano do Oriente e império Romano do Ocidente. Isso fortaleceu a cidade de Constantinopla, que aproveitou da sua posição estratégia e se transformou em um importante centro comercial.
Não se possui uma data exata do surgimento do império Bizantino,mas um ponto de transição importante foi a morte de Teodósio, em 395 d.C., apartir desta data o império Bizantino se viu separado do ocidente.
A sociedade bizantina era totalmente hierarquizada, a qual no topo da encontrava-se o imperador e sua família, mais abaixo vinha a nobreza formada pelos assessores do rei, abaixo destes estava o alto clero. Sua elite era composta por ricos fazendeiros,comerciantes e donos de oficinas artesanais. havia umaa camada média formada por pequenos agricultores, trabalhadores das oficinas de artesanato e pelo baixo claro. Grande parte da população era formada por pobres camponeses que trabalhavam muito, ganhavam pouco e pagavam altas taxas de impostos.
No campo havia pequenas propriedades agrícolas formadas por pequenas aldeias e vilas, na medida em quehavia também os latifúndios dos mosteiros, altos funcionários, assim como militares, e os chamados dínatas que são aqueles que recebiam os latifúndios por meio de herança.
As vestimentas usadas pela classe alta eram túnicas muito decoradas feitas de fiapos de ouro e seda, era usado também pedras preciosas e pérolas na decoração das mesmas. Já as pessoas que pertenciam a classe mais baixa usavamsimples túnicas e mantos retangulares. Posterior e lentamente, tais foram substituídas por roupas feitas de acordo com as medidas de cada pessoa. A túnica das mulheres desenvolveu-se num vestido que era firmemente atado na parte superior do corpo. Os homens passaram a usar mangas por baixo de suas túnicas e meias.
Os casamentos eram arranjados pelos pais dos noivos que tinham como intenção aliançasfamiliarese dotes. O casamento era feito cedo, as meninas necessitavam de ter apenas 12 anos, e os meninos 14. O homem precisava de bens equivalentes ao dote da mulher. Os casamentos imperiais eram arranjados pelos alto funcionários do palácio que traziam pretendentes de todo o reino para os principes escolherem.
Na religião houveram heresias, que se deram através do arianismo e negaram a...
tracking img