Imperialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Por: Estéfany Harumi


Sumário

1. Introdução
2. Tipologia das áreas coloniais
3. A ideologia do Imperialismo
4. Reflexos do Imperialismo
5. Conclusão
6. Bibliografia



1. INTRODUÇÃO

A conquista de novos territórios pelas principais potências industrializadas teve objetivos claramente econômicos. Tratava-se de conseguir o domínio sobre áreas que eles consideravam “atrasadas”para exportar mercadorias e capitais excedentes, que, se fossem aplicados nas indústrias europeias, produziriam um volume ainda maior de mercadorias, agravando a crise. Claro que, à medida que os territórios iam sendo dominados, outros objetivos vieram a ser considerados, mas o fundamental, o que caracterizou a expansão dos fins do século XIX, foi a necessidade de exportação de capitais emercadorias.
Imperialismo é um termo que deve ser utilizado para designar a única e exclusivamente as conquistas feitas na época do Capitalismo avançado, mais precisamente entre 1870 e 1914.


2. TIPOLOGIA DAS ÁREAS COLONIAIS

Tipo: Colônias propriamente ditas
Características: Eram aquelas em que o controle da metrópole se manifestava de forma ampla, em todos os setores da vida dos colonizados.Tipo: Protetorados
Características: Regiões em que se mantinha a estrutura política e social já existente no momento da chegada dos europeus. Tentava-se convencer o colonizado de que ele era um “protegido”, um "aliado” dos europeus.

Tipo: Áreas de influência
Características: Territórios onde se estabeleceram privilégios especiais para os europeus (por exemplo, o direito deextraterritorialidade, pelo qual os colonos não poderiam ser julgados pelas leis e tribunais dos colonizados.

Tipo: Colônias estratégicas
Características: Aquelas que eram utilizadas para abastecimento das frotas ou pontos de apoio para a defesa de outras áreas economicamente mais significativas.

Tipo: Locais de investimentos de capitais
Características: Foi, particularmente, o caso da AméricaLatina, que ficara independente no início do século XIX. É também conhecido como Imperialismo formal.


3. A IDEOLOGIA DO IMPERIALISMO

A realidade do Imperialismo era mascarada por uma ideologia que procurava legitimar a dominação sobre povos considerados pelos europeus como “atrasados”, “selvagens”. Tal ideologia buscava justificar-se “cientificamente” recorrendo aos princípiosevolucionistas estabelecidos por Charles Darwin, originando o que se denominou darwinismo social.
Evidentemente que o uso que se fez das teses de Darwin não guardava qualquer relação com o que o cientista havia exposto. Mas a apropriação dos conceitos de evolução, de luta das espécies, de vitória dos mais aptos era bem interessante para aqueles que procuravam legitimar a violência que se desencadeousobre os africanos e asiáticos.
Missão divina: era assim que os europeus consideravam a conquista. Missão divina para converter e trazer à civilização povos “atrasados”. Acreditavam que sem a “ajuda” europeia tais povos permaneceriam eternamente em condições de “selvageria”, pois seriam incapazes de criarem formas de governo e de convivência social. Em outras palavras, o que essa ideologia nãoconseguia esconder era o alto grau de racismo que norteava as relações dos europeus com os povos colonizados.


4. REFLEXOS DO IMPERIALISMO

O domínio europeu sobre os continentes asiático e africano foi praticamente completo. Pode-se verificar ainda, que a Inglaterra e a França foram as metrópoles que mais territórios dominaram. Os ingleses planejavam, inclusive, unir o Cairo (Egito) ao Cabo(na África do Sul), objetivo que só não foi alcançado porque a Alemanha dominou a região denominada, na época, de África Oriental Alemã (hoje é a Tanzânia). Tal domínio interrompeu a ligação que os ingleses pretendiam fazer e, é claro, contribuiu para acirrar os ânimos entre as duas potências.
Em 1885 reuniu-se, em Berlim, uma conferência que contou com a participação de doze países europeus...
tracking img