Imperialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Imperialismo
Política que tem por fim a formação e a manutenção de impérios. Foi um dos fatores decisivos na história antiga e moderna. Representa, politicamente, uma tentativa de unir diferentesnacionalidades ou grupos étnicos sob a direção de um governo que, pela extensão do seu território e riqueza dos seus recursos, forma um grande poder. Prática utilizada pelas nações e povos maispoderosos para ampliar e manter o controle ou influência sobre nações ou povos mais fracos. No mundo antigo tal prática deu origem a grandes impérios que surgiam quando um povo tentava dominar os demais,criando um sistema de controle centralizado. O imperialismo europeu da Era Moderna é caracterizado pela expansão colonialista (administração e controle sobre as colônias) em territórios de ultramar(Além do mar). Os sistemas imperialistas foram estruturados, segundo a doutrina do mercantilismo (Ato de priorizar o lucro): fazendo as colônias se subordinarem ao interesse, levando à prática docomércio ao extremo e priorizando os lucros excessivos, dando valor a mão de obra barata e superávits das indústrias e do comércio.  
A tecnologia da Revolução Industrial aumentou ainda mais a produçãoe marcou um intenso processo de expansão econômica, o que gerou uma grande necessidade de um mercado consumidor para esses produtos e uma nova corrida por matérias primas, resultando no Câmbio livre(comércio entre países de bens e matérias primas sem restrições de impostos ou controles de fronteira), visando investimento de capital externo e a propriedade econômica exclusiva, fazendo com queas nações colonizadas tivessem uma absorção dos monopólios (posse exclusiva de uma indústria sobre determinado produto podendo impor preços exorbitantes sobre tal) e de mercados consumidores.
Apartir do fim da II Guerra Mundial, com a fragmentação da maior parte dos impérios, passou a prevalecer o imperialismo econômico moderno, ou capitalismo, que é exercido pelos Estados Unidos sobre...
tracking img