Imperialismo e primeira guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é mostrar o que foi o imperialismo, como aconteceu e que países/continentes foram afetados com nova política de domínios. O imperialismo foi o que acabou desencadeando a Primeira Guerra mundial e traz mais informações sobre as Tríplices, ou seja, a união que alguns países fizeram de acordo com seus interesses, e seu inicio e fim. Busquei informações nainternet em sites confiáveis. Espero ter alcançado a expectativa proposta pelo professor.

IMPERIALISMO
O imperialismo nada mais foi que uma expansão territorial, cultural e econômica, mas principalmente territorial, que uma nação tomava conta de outra. Ocorreu na época da Segunda Revolução Industrial. O Imperialismo contemporâneo (moderno, o mais recente) é chamado de neo-imperialismo, poispossui bastantes diferenças do imperialismo do período colonial.
Os países imperialistas buscavam principalmente matéria prima, mercado consumidor e mão-de-obra barata.
O nascimento do imperialismo foi dado por alemães e ingleses no inicio do século XX. Pra isso acontecer duas características foram fundamentais: o investimento de capital externo e a propriedade econômica monopolista,e foi assimque a capitalização das nações imperialistas gradativamente se ampliava,eles tinham o que eles queriam que era a mão de obra barata e o mercado consumidor o que levou ao crescimento constante do imperialismo.
Na visão dos imperialistas eles estavam sendo justos e beneficiando à humanidade, eles tinham algumas teorias para explicar suas atitudes: o etnocentrismo (povos superiores a outros,exemplo: asiáticos inferiores aos europeus), igualmente o racismo.
Os países capitalistas dominaram, agrediram e exploraram a maior parte dos povos no mundo, especialmente os africanos e asiáticos. Essa política imperialista provocou alguns conflitos como a Guerra do Ópio na China, a Revolução dos Cipaios na Índia, etc. No final do século XIX e no começo do século XX,os países que tinham essapolítica imperialista se lançaram à uma intensa e conquista,o que gerou muita rivalidade entre esses mesmos países,de fato,foi essa rivalidade e ambição que desencadeou a Primeira Guerra Mundial,dando inicio á nova era imperialista.

Ações imperialistas na África e na Ásia e na America Latina
África
No século XIX os únicos europeus que exploraram a África eram os colonos holandeses e britânicosem uma região, e militares britânicos e franceses em outra região.
A foi a descoberta de minas de diamantes que chamou a atenção da Europa,era uma estratégia de lucro.A partir dessa descoberta,os europeus lançaram suas tropas e rapidamente a começou a disputa de territórios.
Grã Bretanha, França, Portugal e Bélgica controlavam a maior parte do território africano, a Alemanha tambémpossuía lá, muitas terras, mas as perdeu depois da I Guerra Mundial.
Os poderosos não se esforçavam muito para desenvolver suas colônias,elas eram simplesmente um local onde tiravam tudo que os interessava,tiravam a matéria prima e vendiam os produtos manufaturados para aquele mesmo povo.
A pior coisa que aconteceu com a África durante o período imperialista foi a divisão, onde povos dediferentes culturas ficaram em um mesmo país,o que gera muitos conflitos,eles não se aceitam,e talvez se não fosse essa má divisão não teria acontecidos tantos conflitos no continente africano.
Outra “herança” do imperialismo foi o efeito na vida econômica dos povos africanos. O sistema destruiu o padrão econômico dos lugares, enfim, sempre favorece os países poderosos.

Ásia
Começou a serconquistada pó volta de 1500 e continua até metade do século XX, e alguns historiadores acreditam que ainda não terminou.
O interesse europeu pela Ásia começou com a curiosidade e se tornou o desejo de explorar as riquezas deste continente. Para isso, os europeus tiveram que conquistar e colonizar essas terras, isso aconteceu nos séculos 19 e 20. Na época da I Guerra Mundial, a maior parte da...
tracking img