Imperialismo no continente africano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Palmas

André Fillipe
Climério Domingos
Guntemberg Pereira Oliveira
Maurício Carneiro









Imperialismo no ContinenteAfricano








Palmas – TO
10 de Março de 2009
Introdução

Entende-se por Imperialismo a política de expansão exercida por Estados mais ricos, ou tecnologicamente mais avançados,em dominação e ocupação dos Estados mais pobres. Isso se deu porque havia uma grande produção de mercadorias, ao mesmo tempo em que faltavam matérias-prima e mercados consumidores.
DesenvolvimentoNas últimas décadas do sec. XIX, durante a segunda fase da Revolução Industrial, ocorreram várias mudanças na economia, política e sociedade das potências européias. Houve um grande aumento daprodução de mercadorias, o que gerou falta de matérias-primas e de mercados consumidores para tantos produtos.
Na conferência de Berlin (1884-1885), foi atingido o ponto máximo da partilha daÁfrica. Nessa conferência, participaram quatorze países europeus e mais os EUA e a Rússia, que decidiram entre si os locais de dominação no continente africano.
A todo esse processo de denominaçãodá-se o nome de imperialismo.
Mas o termo imperialismo engloba várias idéias e teorias, baseadas nas condições econômicas, políticas e ideológicas.

O primeiro grupo de idéias teminspiração marxista, divide-se em clássicas e formuladas no pós-Segunda Guerra Mundial.
A teoria clássica foi elaborada durante a Primeira Guerra Mundial e parte do princípio de que o imperialismosurgiu após a queda das taxas decorrentes da forte concorrência entre os capitalistas. Para vender seus produtos com baixo preço e garantir o lucro, os países capitalistas partiram para a conquista denovos mercados consumidores e novas fontes de matéria-prima.

A outra teoria, também marxista, chamada de pós-Segunda Guerra Mundial, sofreu um pouco de modificações em relação à anterior,...
tracking img