Imperialismo Hist ria 2013

1809 palavras 8 páginas
Imperialismo
1. Principais Formas de Dominação ou Tipos de Imperialismo.
2. Imperialismo Americano.
3. Imperialismo Europeu.
4. Sobre o Imperialismo na África e Ásia.
Tipos de Imperialismo.
Colônias propriamente ditas: dominação militar, politica e econômica. Os quadros dirigentes são trocados pelos da metrópole.
Colônia de enquadramento: segue o modelo anterior, porém prega a não intervenção nas estruturas de produção.
Colônia de enraizamento: além de controlar as atividades econômicas, transfere população da metrópole para o novo território, expulsando nativos. (Argélia- elite branca que controla o poder da colônia.).
Protetorado: colônia tratada como aliada econômica, porém é manipulada por um dirigente presente, que faz com que só comercializem com a metrópole. Quadro dirigente é mantido.
Zona de Influencia: Metrópole se apodera da colônia judiciaria e economicamente por meio de acordos e tratados. Dirigentes locais são mantidos. (China, Panamá, Cuba.).
Imperialismo Informal: Trata-se especialmente de países da América Latina, que eram controlados apenas do ponto de vista econômico mesmo depois de independentes.
Imperialismo Americano.
Com o fim da Guerra de Secessão a economia americana passa a se concentrar no mercado interno (uma vez que o norte havia vencido) até que a economia e mercado consumidor norte- americano se saturam, passando a ter que exportar e expandir sua influência comercial. Com isso podemos dizer que o interesse econômico dos EUA sai de si próprio para o mundo.
O Imperialismo funcionou como um colonialismo econômico, onde os EUA faziam o papel de “colonizador” e se beneficiavam em cima dos países influenciados. A essência de “América para americanos” é ultrapassada e os EUA passam a usar do principio de Doutrina Monroe para substituir a Europa em relação a influencia nos países americanos. Uma das políticas de convencimento foi a criação da Conferencia de Washington, na qual a alegação de que “os EUA tem muito mais em comum com os países

Relacionados

  • CD13 Entrevista Wilson Cano
    10825 palavras | 44 páginas
  • Os Antigos E N S
    27470 palavras | 110 páginas
  • Ufscar - engenharia de materiais
    16697 palavras | 67 páginas
  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas