Impactosimpactos produzidos por isaac newton,

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
impactosImpactos produzidos por Isaac Newton,
na sociedade de sua época e nos tempo atuais.

Considerado o cientista que causou maior impacto na história, Sir Isaac Newton foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. De personalidade sóbria, fechada e solitária, para ele, a função da ciência eradescobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.
Antes de Newton bastava apenas à demonstração do experimento. Porém, Isaac Newton passou a demonstrar e ou explicar matematicamente todos os seus experimentos científicos, daí a sua importância para o desenvolvimento da matemática em diversos campos de pesquisa, pois foi depois de Newton que todos os experimentos passaram a teruma formulação matemática.
Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que o movimento de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. O poder unificador e profético de suas leis era centrado na revolução científica, no avançodo heliocentrismo e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza.
Um tio que trabalhava na Universidade de Cambridge percebeu suas tendências e conseguiu levá-lo para estudar nessa universidade. Durante os anos em que lá permaneceu, Newton não foi considerado excepcionalmente brilhante, mas, mesmo assim, desenvolveu um recurso matemáticoque ainda hoje leva seu nome: o binômio de Newton. (Com esse recurso, podem-se obter rapidamente as potências da soma de dois termos).
Na época em que se formou, uma epidemia de peste assolava Londres, o que o fez retirar-se para a fazenda da mãe. Foi ali que fez sua observação mais famosa: viu uma maça cair de uma árvore. Esse fenômeno corriqueiro o levou a pensar que haveria uma força puxando afruta para a Terra e que essa mesma força poderia também estar puxando a Lua, impedindo-a de escapar de sua órbita, espaço afora. (Só bem mais tarde, levando em conta os estudos de Galileu e Kepler, além de suas próprias experiências e cálculos, Newton formularia essa idéia no seguinte princípio: “A velocidade da queda é proporcional à força da gravidade, e inversamente proporcional ao quadrado dadistância até o centro da Terra”).
Foi em 1665 que construiu quatro de suas principais descobertas: o “Teorema Binomial”, o “Cálculo”, a “Lei da Gravitação Universal” e a “Natureza das Cores”. Convencido da pouca eficácia das lentes usadas nas lunetas astronômicas, Newton construiu, em 1668, o primeiro telescópio de reflexão, no qual empregou um espelho côncavo em lugar da objetiva, e foi quemprimeiro observou o espectro visível que se pode obter pela decomposição da luz solar ao incidir sobre uma das faces de um prisma triangular transparente (ou outro meio de refração ou de difração), atravessando-o e projetando-se sobre um meio ou um anteparo branco, fenômeno este conhecido como dispersão luminosa. Optou, então, pela teoria corpuscular de propagação da luz, enunciando-a em 1675 econtrariando a teoria ondulatória de Huygens.
Sua obra, “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica” (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural), é considerada uma das mais influentes em história da ciência. Publicada em 1687 possuía três volumes e tratava essencialmente sobre física, astronomia e mecânica (leis dos movimentos, movimentos de corpos em meios resistentes, vibrações isotérmicas,velocidade do som, densidade do ar, queda dos corpos na atmosfera, pressão atmosférica, etc.), além de descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.
O momento culminante da revolução científica foi o descobrimento realizado por Isaac Newton da lei da gravitação universal. Com uma lei formulada de maneira simples, Newton explicou os...
tracking img