Impacto da tecnologia na vida do adolescente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO - O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA VIDA DO ADOLESCENTE



No mundo contemporâneo, as facilidades que as tecnologias criaram para processar e transferir todo tipo de dados de forma cômoda, eficiente e segura -- através de nossos computadores ou celulares e smartphones -- geraram novos parâmetros na relação entre as pessoas e de modo particular entre os adolescentes. As tecnologiasvalorizaram excessivamente o indivíduo como nunca antes, dando-lhe grandes possibilidades de expressão, praticamente em nível mundial, bem como acesso ao que pode haver de melhor em termos de comunicação, trabalho, educação, saúde e lazer.

A tecnologia vem favorecendo a qualidade, buscando facilitar a vida das pessoas, porém há de se atentar para o impacto do uso indiscriminado de tais recursosem nosso cotidiano. As principais “vítimas” do novo mundo informatizado são os adolescentes que, muitas vezes ultrapassam o limite do sadio ao utilizar em demasia os recursos disponíveis ao toque de seus dedos, perdem o interesse ao convívio social, passando a ter problemas de relacionamento detectados pela ausência de limites e descontrole da sua conduta em casa e na escola.

Em alguns paísesjá existem centros de tratamento para pessoas viciadas em internet e jogos eletrônicos. No Brasil, o tratamento é realizado, dentre outros, no Hospital das Clínicas, em São Paulo. Segundo a psicóloga e vice-coordenadora do programa de Dependência de Internet do Hospital das Clínicas, Dora Goés, o número de horas gasto diante do computador não é condição determinante para se diagnosticar um viciadoem internet, outros fatores pesam tais como: mentirem em relação ao tempo de conexão, não conseguir desligar-se do computador ou entrar só para ver um e-mail e ficarem conectados por horas. “Os viciados usam a internet como um moderador de humor e tem muito mais prazer na vida virtual do que na real” (DORA GÓES, 2011).

Ninguém duvida que as redes sociais modificaram a forma como as pessoasinteragem socialmente, especialmente no que concerne ao relacionamento entre adolescentes - agora já começam a existir estudos psicológicos demonstrando quer os aspectos positivos quer os aspectos negativos associados à utilização das redes sociais. Dentre os contras do uso excessivo das redes sociais podem-se destacar algumas características: Adolescentes que utilizam Facebook com maior frequênciademonstram mais tendências narcisistas; adolescentes que tem uma forte presença em redes sociais demonstram outras tendências tais como comportamento antissocial e sinais de agressividade; uma excessiva utilização de tecnologia e media tem um efeito negativo na saúde dos adolescentes tornando-os mais propensos à ansiedade e depressão bem como outros distúrbios psicológicos, tornando-os maissuscetíveis a futuros problemas de saúde. A utilização de smartphones e celulares é uma distração podendo afetar o processo natural de aprendizagem: Estudos realizados revelaram que alunos do ensino médio e fundamental que visitaram o Facebook pelo menos uma vez num período de estudo de 15 minutos, tiveram notas mais baixas.

Por outro lado, pode-se observar alguns benefícios do uso sadio dos recursostecnológicos pelos adolescentes, como podemos citar a melhora na capacidade de “empatia virtual” comparado com outros utilizadores. As redes sociais podem ajudar adolescentes introvertidos aprender como serem mais sociais através da “segurança” das telas, incluindo smartphones, tablets e computadores. As redes sociais podem ser utilizadas de forma positiva para melhorar a forma como adolescentesaprendem na utilização de ferramentas para o estudo on-line.





2. OBJETIVOS



O presente estudo teve como objetivo geral identificar o impacto do uso das tecnologias na vida de adolescentes, meninos e meninas entre treze e quinze anos de idade. Os objetivos específicos foram analisar a percepção dos alunos sobre a interferência do uso de redes sociais e internet de um modo geral...
tracking img