Impacto da qulidade nos processos produtivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A partir da visita técnica que foi realizada na empresa Miroal Indústria e Comércio Ltda., foram detectados que o foco de nosso trabalho seria um desenvolvimento específico para melhorar a produtividade da empresa, que apresentava um alto índice de refugo e retrabalho, não só com relação ao material que era adquirido pela empresa, mas também pela dificuldade no setup dos maquinários,trocas de ferramentas com excesso de demora e também métodos de trabalho antiquados e sem um sistema para adequação e padronização de todos os processos produtivos. Além disso, pode-se dizer que, como em quase toda organização ou empresa, a mudança cultural com implantação de sistemas de qualidade e sistemas de controle de produção, podem acabar eliminando postos de trabalho e criar o desemprego,ou seja, não basta implantar-se sistemas revolucionários, sem que tenhamos pessoas qualificadas e abertas a tais mudanças e organizações que levem a sério a qualidade e que tenham uma política bem aparente e que persigam esta política para que ela seja praticada no seu todo.
Vamos focar nosso projeto basicamente no sistema5s¨, nas análises de algumas ferramentas da qualidade e também nos ensaiosde toda matéria-prima recebida pela empresa, para que desde o início da cadeia produtiva, tente-se eliminar ao máximo desperdício não só de tempo, mas também de dinheiro.
Um material de qualidade pré-verificado, tem uma possibilidade muito menor de gerar refugo, o que já é um ganho de grande validade em um processo. Em seguida, iremos propor a padronização dos processos internos, visando não só aeliminação dos refugos, mas também a qualidade de seus produtos como um todo, para que eles entrem na competição do mercado com três fatores primordiais: Preço, prazo e qualidade. A empresa, que presta serviço basicamente as grandes autopeças na região da Grande São Paulo, não possui um produto próprio e, atende a demanda do mercado de acordo com o crescimento de vendas de automóveis. Tem comoprincipais maquinários prensas excêntricas de pequeno porte, operadas manualmente e com troca de ferramentas constantes. Estas ferramentas são confeccionadas por terceiros ou cedidos pelas empresas que compram as peças. Iremos iniciar nossa proposta com uma ênfase na qualidade dos materiais, no recebimento e no ensaio dos mesmos.
1.ENSAIOS DE MATERIAIS
Como os Ensaios de Materiais podem nos ajudarna empresa Miroal?

Como você se sentiria se a chave que você acabou de mandar fazer quebrasse ao dar a primeira volta na fechadura? Ou se a jarra de vidro refratário que a propaganda diz que pode ir ao fogão e ao freezer trincasse ao ser enchida com água fervente? Ou ainda, se o seu guarda-chuva virasse ao contrário em meio ao temporal?
[pic]

Hoje em dia ninguém se contenta com objetos queapresentem estes resultados, mas por longo tempo essa foi a única forma de avaliar a qualidade de um produto.
Nos séculos passados, com a construção dos objetos era essencialmente artesanal, não havia um controle de qualidade regular dos produtos fabricados. Avaliava-se a qualidade de uma lâmina de aço, a dureza de um prego, a pintura de um objeto simplesmente pelo próprio uso.
Um desgasteprematuro que conduzisse a rápida quebra da ferramenta era o método racional que qualquer um aceitava para deter minar a qualidade das peças, ou seja, a análise da qualidade era baseada no comportamento do objeto depois de pronto.
O acesso a novas matérias-primas e o desenvolvimento dos processos de fabricação obrigou á criação de métodos padronizados de produção, em todo o mundo. Ao mesmo tempo,desenvolveram-se processos e métodos de controle de qualidade dos produtos.
Atualmente, entende-se que o controle de qualidade precisa começar pela matéria-prima e deve ocorrer durante todo o processo de produção, incluindo a inspeção e os ensaios finais dos produtos acabados.
Neste quadro, é fácil perceber a importância dos ensaios de materiais: por meio deles é que se verifica se os materiais...
tracking img