A pedagogia do movimento na primeira infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância do saber pedagógico do Professor de Educação Física na Educação Infantil.

- Fabiano Antônio Falqueto1/ Gleydson Reis Mota1/ Karoline Freitas2
1 – Acadêmicos de Educação Física – UFG
2 – Acadêmica de Letras/ Inglês - UFG

RESUMO
Este estudo tem como objetivo analisar a importância do saber pedagógico do (a) professor (a) de Educação Física nas séries iniciais, sem deixar delevar em conta o conhecimento de mundo que a criança traz consigo ao ingressar nas escolas, observando também seu comportamento fora dela.

PALAVRAS-CHAVE
Brincadeiras, crianças, jogos, saber pedagógico, professor (a) de Educação Física.

TEXTO

“Ao olhar para os brinquedos e para as brincadeiras das crianças, podemos perceber a sua compreensão do mundo.Ou seja, embora normalmente as crianças brinquem de forma espontânea e natural, a brincadeira sempre revela a cultura de uma época, os valores que a sustentam e os costumes que a caracterizam e as manifestações artístico-religiosas de que se revestem”. (Vitória, 2003)

É principalmente nos primeiros anos de vida que o ser humano passa por um intenso processo de constituição de suapersonalidade, se desenvolvendo em seus aspectos físicos, afetivos e cognitivos num contexto sócio-cultural. É nesse período que ocorre o processo de socialização-individuação, processo de apropriação de valores e de regras próprias de seu grupo social, de tomada de consciência de si, de seus limites e possibilidades corporais, psíquicos e sociais.
A concepção de sujeito, seus processos dedesenvolvimento, aprendizagem e conhecimento, pautada na perspectiva sócio-cultural, enfatiza a necessidade de haver um espaço que contemple todas as dimensões do humano, reconhecendo que a intervenção pedagógica mantêm em si um movimento contraditório e dinâmico entre indivíduo e cultura.
Quando tratamos de Educação Física Escolar, consideramos todos os anos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio,portanto essa educação está associada aos cuidados necessários, ao desenvolvimento integral dos alunos que estão inseridos em contextos diferenciados, possuem histórias de vida diferentes e apresentam desenvolvimentos físicos e cognitivos distintos.
Nestes aspectos, vimos que não existe uma maneira certa ou errada, mas existem princípios norteadores que sustentam o trabalho da Educação Física e quepodem conduzir a ação pedagógica do professores. O jeito como cada profissional desenvolve sua aula depende do que ele (a) pensa sobre seus alunos; sobre o acredita que eles são capazes de fazer; o que precisam que sejam feitos para eles; o que pensa que eles aprendem e como se desenvolvem e como entende o que é e como acontece a educação.
As brincadeiras e os jogos num todo, sempre terão umespírito lúdico, mas também podemos notar um outro lado da moeda, o que realmente está presente por trás dessas brincadeiras, o jogo pode conduzir ao trabalho.
Uma pesquisa feita no bairro Divino Espírito Santo, da cidade de Jataí (Go), notamos os diversos tipos de brincadeiras presentes nesta sociedade. Sendo que todas elas tinham um lado lúdico e também funcionava como instrumento de preparopara o futuro.

“Há uma outra atividade superior que propositalmente silenciamos até agora e que, também ela, nasce do jogo: é o trabalho, sem o que nem a arte, nem a ciência, nem mesmo o esporte poderiam si desenvolver. Que o jogo pudesse conduzir ao trabalho, eis uma idéia que ficou muito tempo obscura”.(Chateau, 1987).
Como diz Chateau, o jogo no fundo temum certo interesse no trabalho. Notamos que algumas crianças brincavam, no bairro citado, de polícia e ladrão, uma brincadeira muito comum entre elas. Logo após, perguntamos o que queriam ser quando crescerem; as respostas foram unânimes: policial para poder prender o bandido; provando que realmente procuram brincar daquilo que desejam ser futuramente.
“É muito...
tracking img