Impacto ambiental das lampadas fluorescentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


O avanço tecnológico é uma busca constante do homem com objetivo de melhoria da condição de vida, isso fica bastante evidente na evolução da iluminação, vem dos lampiões a querosene aos Leds trazendo benefícios à humanidade.
No entanto, o avanço da iluminação também trouxe efeitos colaterais, como a degradação ambiental, segundo os dados estatísticos daAssociação Brasileira de Indústria de Iluminação (ABILUX) em 1998, conclui-se que a mesma quantidade de lâmpadas fabricadas é a mesma do descarte anual. Atualmente existem vários tipos de lâmpadas, desde as mais usadas até as menos conhecidas pelo consumidor.
No Brasil no início século XXI os brasileiros se depararam com o racionamento de energia elétrica, neste período houve um aumento significativona substituição das lâmpadas por um modelo com mais eficiência energética. Em virtude da durabilidade e economia que as lâmpadas fluorescentes compactas e tubulares agregaram ao país, com esta crescente demanda ao passar dos anos surgiu um aumento na geração de resíduos classificados como classe I (perigoso), segundo Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 10004: 2004.Atualmente a maioria das empresas e consumidores estão dispondo estes resíduos em lixo comum, sem o conhecimento do seu potencial de risco, prejudicando o meio ambiente e a saúde publica. De uma forma geral, o impacto é o resultado de uma ação antrópica.
Tendo em vista este contexto, despertou-se o interesse em estudar as propostas governamentais e as legislações pertinentes, com objetivo depropor alternativas viáveis aos empreendedores, fabricantes e a população, a fim de mitigar o impacto ambiental sobre o ponto de vista técnico, econômico e financeiro, promovendo uma reflexão sobre conscientização e viabilidade do descarte adequado das lâmpadas com potencial de impacto ambiental como as fluorescentes, vapor de mercúrio e sódio.

REVISÃO DA LITERATURA



Atualmenteexistem diversas lâmpadas com tecnologias inovadoras de iluminação, tonalidades, tamanhos e poder luminoso onde são classificadas de acordo com seu funcionamento.
Existem as lâmpadas que utilizam um processo de irradiação termal, onde ocorre o aquecimento de um filamento ou e com gás halógeno, as mesmas pode ser destinada em aterros sanitários, não existe nenhuma restrição de contaminaçãoambiental, são conhecidas como lâmpadas incandescentes.
Tem-se também lâmpada que utilizam processos de descarga elétrica conduzida por uma substância volátil como mercúrio, devem ser descartadas como resíduos perigosos, são conhecidas como lâmpadas de descarga.
A lâmpada incandescente e as lâmpadas de descargas são as mais conhecidas, é importante ressaltar que a reciclagem é a melhorforma final para a destinação deste resíduo.


1. HISTÓRICO


Antigamente as atividades do homem eram realizadas durante o período do dia onde tinha acesso à luz natural. Com o passar dos anos, essa diferenciação entre o dia para agir, e a noite para dormir foi ficando menos evidente. Hoje com o avanço das tecnologias podemos exercer nossas atividades normalmente tanto a dia quanto ànoite. Dos lampiões a querosene aos Leds, a história de como a evolução da iluminação contribuiu para a transformação das cidades e dos hábitos das pessoas, fica bastante evidente.
Apesar de muitos desconhecerem o seu nome o alemão, Johann Heinrich Goebel (1818- 1893), foi o inventor da lâmpada, no ano de 1854. Naquela época as lâmpadas continham fibras de bambu e ampolas de vidrotransparente. Esta invenção foi apenas utilizada como fonte de iluminação em uma pequena joalheria em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Treze anos após a invenção de Goebel, o alemão Wemer Siemens (1816-1892) também criou o que hoje conhecemos como dínamo, mecanismo mais avançado que permitiu a utilização da eletricidade no ramo industrial. Porém foi o empresário Thomas Edison (1847-1931), que todos...
tracking img