Imortalidade da alma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 RESUMO DA TEXTO
O texto fala sobre a Evolução da Ciência Psicologica, relatando a história na qual foi construida, o seu desenvolvimento desde do seu início.
No capitulo inicial trata sobre a Psicologia e História, recuperando fatos para compreendermos melhor o nosso mundo. A História da psicologia teve início na Grécia 2000 aC. Está ligada á necessidade do homen compreender-se a si mesmo.
Osegundo capítulo relata o início, a evolução e conquistas dos gregos, mostrando que através dos estudos e busca de compreender o mundo, chegam a uma definição, usando os seus métodos científicos, formulando duas teorias A Platônica e a Aristotélica.
Com a evolução dos povos e as construções das primeiras cidades, crescimento, riquezas para a arquitetura, agricultura e a organização social houveos avanços na Física, Geometria, nas teorias políticas. Esses avanços permitiram que o cidadão se ocupasse das coisas do espírito, como a Filosofia, e a Arte. Filósofos gregos tentativa de sistematizar a psicologia.
A alma ou espírito era concebido como parte imaterial do ser humano e englobaria o pensamento, os sentimentos de amor e ódio, a irracionalidade, o desejo, a sensação e a percepção.Os filósofos pré-socráticos preocupavam-se em definir a relação do homem com o mundo através da percepção. Havia uma oposição entre os idealistas e os materialistas.
Sócrates (469-399 a.C.) - Psicologia na antiguidade ganha consistência: Limite que separa o homem dos animais, a razão. Esta teoria postulava que, a razão permitia ao homem sobrepor-se aos instintos que seria a base dairracionalidade.
Platão (427 347 a.C) - Discípulo de Sócrates. Procurou definir um lugar para a razão no nosso próprio corpo, e este lugar seria a cabeça, onde portanto se encontraria a alma do homem. A medula seria, portanto o elemento de ligação da alma com o corpo. Este elemento de ligação era necessário porque Platão concebia a alma separada do corpo. Quando alguém morria, a matéria (o corpo) desaparecia,mas a alma ficava livre para ocupar o outro corpo.
Aristóteles (384 322 A. C) - Discípulo de Platão. Postulava que tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta possui a sua psyché ou alma . Desta forma , os vegetais, os animais, e o homem teriam alma. Estudou as diferenças entre razão, percepção e sensação. Da anima que pode ser considerado o 1º tratado em Psicologia.
2.300 anos antes doadvento da Psicologia científica os Gregos já haviam formulado duas Teorias : platônica, que postulava a imortalidade da alma e a concebia separada do corpo, aristotélica, que afirmava a mortalidade da alma e a sua relação de pertencimento ao corpo.
O terceiro capítulo Mostra o surgimento do império romano, o grande desenvolvimento e crescimento da Igreja Cristã que até se fortaleceu com invaçõesque ocorreram por volta de 400d.C. trazendo prejuízos economicos. Tornando-se assim o Cristianismo principal religião da Idade Média.
A psicologia, nessa época, entra no estudo religioso representados por Santo Agostinho (354-430) Inspirado em Platão - Separação entre alma e corpo. Alma que era prova de manifestação divina e sede do pensamento, era o elemento que liga o homen a Deus- era imortal, epor São Tomás de Aquino (1225-1274) viveu a epoca do protestantismo, epoca da preparação do capitalismo com a revoluções francesa e Industrial na Inglaterra. com essa crise surgiram dúvida dos ensinamentos da igreja. Foi buscar nos estudo de Aristóteles distinção entre essência e existência, o homen na sua essência busca a perfeição através de sua existência. Porém ao Contrário de Aristótelesafirmou que o homen busca a perfeição a medida que busca a Deus.
No quarto capitulo surgi o renascimento ou Renascença, anos apos o falecimento de são Tomas Aquino, uma tranformação radical em diversos setores da produção humana. Descobertas de novas terras acumulação de riquezas e a valorização do homem.
Grandes obras começam a ocorrer entre 1300 e 1513, ao longo desde período Dante escreve a...
tracking img