Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 A Escola Norte-Americana

A Escola Norte-Americana ganhou importância com a decadência da Escola Italiana, se diferenciando desta, basicamente por preocupar-se mais com a prática do que com a teoria, fato que levou autores brasileiros a acreditarem que a teoria norte-americana fosse fraca, o que não é verdade,
É importante salientar o porquê da teoria e prática contábeis teremavançado justamente nos EUA, país geograficamente distante dos centros onde a contabilidade surgiu e se desenvolveu. Como assevera Iudícibus, por volta de 1920 já surgiam nos EUA às grandes corporations, o país enfrentava um desenvolvimento significativo, o mercado de capitais também se desenvolvia e passou a existir também o investimento pesado em pesquisas.

Esses fatores associaram-seformando um verdadeiro campo fértil para o crescimento de uma contabilidade nova, que se relacionava diretamente ao grau de utilidade, de praticidade.

No que se refere às pesquisas, pode-se dizer que não há nada mais positivo para evolução de uma ciência que a pesquisa e os EUA não pecaram nesse sentido. Inédito no mundo, o Instituto dos Contadores Públicos Americanos é um órgão de pesquisacontábil. O FASB (Financial Accouting Standard Board) e o SÉC (equivalente a CVM do Brasil) têm contribuído também para pesquisas sobre procedimentos contábeis.

Os diferentes setores da sociedade, como universidades, órgãos de pesquisa, Bolsa de Valores, Governo, trabalham em equipe nas pesquisas sobre princípios contábeis.

Os livros didáticos americanos também são mais práticos, sendo que osautores partem dos relatórios da contabilidade para a partir daí chegar aos detalhes dos lançamentos originários.

Porém, nem tudo foi positivo dentro da Escola Americana, esta apresentava alguns defeitos, conforme relato abaixo:
1. Pouca importância atribuída à sistematização dos planos de contas, pelo menos nos livros-texto;
2. Apresentação dos tópicos dos livros de forma não ordenada,dificultando distinguir, às vezes, os de maior importância;
3. Pouca consideração – por parte dos cargos responsáveis pela edição de princípios contábeis, pelo menos até pouco tempo atrás – pelo problema inflacionário,

Enfim, pode-se dizer que a Escola Americana, ao contrário da Italiana, preocupou-se com o usuário da informação contábil. Os EUA continuando nesse ritmo acelerado de desenvolvimento edando prosseguimento ao investimento em pesquisas através de seus diversos órgãos, como o American Institute of Certified Public Accountants, o Special Commitees, a The Accounting Research Division, o The Accounting Principles Board, o Financial Accounting Standards Board, a AAA (American Accounting Association) e o SEC (Security Exchange Commssion), pode-se dizer que a ciência contábilseguramente continuará evoluindo, beneficiando não só os EUA, mas o mundo inteiro.
2 A Evolução da Contabilidade no Brasil

A contabilidade no Brasil pode ser dividida em duas fases a primeira anterior a 1964 e a segunda posterior a mesma data.
. Embora não exista uma escola brasileira de contabilidade, é necessário destacar varias colaborações dos teóricos brasileiros à contabilidade mundial.
Foino reinado de D. João VI que se deram os primeiros indícios de manifestações Contábeis no nosso país. Quando foi publicado um alvará que determinava que todos os contadores brasileiros deveriam adotar o método das partidas dobradas na escrituração mercantil.
Observando a evolução contabilista brasileira, vê-se que desde o principio a legislação interferia na contabilidade nacional.Podemos destacar como a primeira grande manifestação da legislação o Código Comercial de 1850, obrigando a escrituração contábil e a elaboração anual da demonstração do balanço geral. Nesse período não existia uma padronização de normas e procedimentos contábeis, o que fez com que os contadores nacionais experimentarem várias tendências teóricas.
Com relação a formação de profissionais...
tracking img