IMAPCTOS CAUSADOS PELA TRASFORMAÇÃO DE FLORESTAS EM PASTAGENS

475 palavras 2 páginas
IMAPCTOS CAUSADOS PELA TRASFORMAÇÃO
DE FLORESTAS EM PASTAGENS

A Amazônia esta trasbordando vida. Porem as atividades humanas está cada vez mais em conflito com a saúde a longevidade dessa vida natural. As tensões começaram há séculos atrás com a chegada de comerciantes e caçadores de fortuna. Atualmente continuam com a ocupação da Amazônia por colonos, fazendeiros, madeireiros, garimpeiros e grandes empresas hidrelétricas. A abundancia de espécie das florestas e ambientes aquáticos serve como meio de vida para alguns colonizadores e como fonte de riqueza e poder para outros.

Segundo um relatório publicado em 2006 pela
Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a
Alimentação (FAO), a pecuária é "uma das duas ou três maiores contribuintes para os mais graves problemas ambientais, em todos os níveis, do local ao global” Os impactos localizados, ao se somarem, acabam tendo um efeito também em escala global

As principais conseqüências do desmatamento são: Destruição da biodiversidade;
Genocídio e etnocídio das nações indígenas;
Erosão e empobrecimento dos solos;
Enchente e assoreamento dos rios;
Diminuição dos índices pluviométricos;
Elevação das temperaturas;
Desertificação;
Proliferação de pragas e doenças.
Uso de agrotóxicos;
Efeito estufa;
Destruição da camada de ozônio.

DESTRUIÇÕES DA BIODIVERSIDADE

:

EROSÃO
Solo, é nele que as raízes se fixam para que os vegetais possam crescer, à custa da água e dos nutrientes disponíveis. Existe uma dependência recíproca.
Sem vegetação para protegê-lo, o solo sofre o impacto direto das chuvas, cujas águas correm pela sua superfície causando a erosão. Aumento do processo erosivo, leva a um empobrecimento dos solos, como resultado da retirada de sua camada superficial e, muitas vezes, acaba inviabilizando a agricultura e pecuaria.

Assoreamento de rios e lagos, como resultado da elevação da sedimentação, que provoca desequilíbrios nesses

Relacionados