Imagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
um modelo para ler imagens
jogo de decodificação, o leitor precisa estabelecer relações entre elementos constituivos, tais como linhas, pontos, cores, planos, formas, cor, luz, dimensão, volue e textura. o autor coloca sua visão de mundo e sua relação com a imagem, além de sua capacidade de manipulação. Após isso a imagem fala por si só. a autora faz varias comparações diante da leitura daimagem, e uma delas é com a leitura de um texto. A diferença fica em que na imagem o leitor não segue uma ordem de leitura como nos textos, tendo o plano de conteúdo num segundo, terceiro ou mais olhares.
Abaixo as regras
Na leitura textual existem regras da gramática para que se estabeleça um padrão para que o leitor possa decifrar a mensagem. E é nesta parte que a imagem se difere, pois nesteâmbito visual, quanto mais violada a norma vigente, mais ela será original, criativa e despertará mais interesse. E assim podemos citar Picasso como um ótimo exemplo. Talvez em sua época os leitores vissem com mals olhos suas obras “diferentes”, mas não pela falta de estética, e sim pela incapacidade de compreender os significados que elas traziam. E como se pode comprovar pelo estudo da história daarte, é quebrando regras, ou questionando o habitual e buscando novos princípios que a arte vai fluindo e mudando com o passar do tempo.
Formas matissianas
É comum a dificuldade em se compreender formas abstratas. Para ajudar a compreender este tipo de imagem, a autora utiliza uma colagem de Matisse, que são duas formas semelhantes porém distintas uma ao lado da outra. Nela utiliza-se apenas duastonalidades ficando evidente o contraste. É difícil descrever imagens com palavras, mas são duas formas simples, com difícil compreensão no plano de expressão, mas evidente que são dois torsos femininos ao analisarmos suas curvas, com uma imagem se relacionando com a outra facilitando a compreensão de sua significação.
Enterro sem caixão
Na análise de uma obra de Candido Portinari, nota-seprimeiramente um plano de expressão com bastantes elementos formados basicamente por linhas e cores que dão um ar de profundidade e textura. Na desconstrução dessa imagem, revela-se um plano de conteúdo bastante amplo, com os elementos relacionando entre si e dando sentido ao que estamos observando. Na análise podemos citar entre as principais significações a posição da luz pelas cores mais claras emdeterminadas partes, a posição dos pés dando a posição exata de cada elemento personagem, os ângulos que dão sentido a diversos elementos, e até a expressividade da mulher no centro, dando a entender que se trata do enterro de seu filho. Claro, que tudo isso se relacionando com o contexto da obra e seu título: “Enterro na rede”
Argolas Douradas
Por onde quer que se passe, podemos ver argolasdouradas, seja em pares ou solitárias. Isso se deve pela ampla gama de sentidos que ela possui. As argolas em forma circular aludem às idéias de ciclo fechado, ciclo solar, encerramento ou continuidade de circuito, eterno retorno, homogeneidade, sucessão contínua, totalidade indivisível, unidade, tempo, destino, sol, roda e movimento. Por fim, também remetem à idéia de perfeição, pois têm como base afigura geométrica que é considerada perfeita e, por isso, leva à noção de divino. Mesmo que esses conceitos são adquiridos através de aprendizado de vida, a maioria das culturas possuem o mesmo significado para esta forma, e talvez por isso utilizado em diversos objetos e utensílios decorativos, assim como a cor dourada nele, que remete a imortalidade e poder.
Enquanto o artesanato não se atualizaDesde a revolução industrial, vemos um número cada vez maior de produtos que eram feitos manualmente por artesões sendo agora gerados por fábricas em grande escala. No começo dessa nova época, produtos fabricados e mais bem acabados tinham um valor agregado maior do que os feitos à mão e rústicos. Mas como nesse meio tudo muda com o passar do tempo, vimos produtos “hand made” ganharem uma...
tracking img