Imagem dos cabo-verdianos em portugal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Superior de Educação de Coimbra

Curso: Comunicação Social-1ºano
Cadeira: Teorias da Comunicação

Fonte: www.google.pt
Fonte: www.google.pt

Fonte: www.google.pt

QUAL A IMAGEM QUE OS MÉDIA REPRESENTAM DA COMUNIDADE CABO-VERDIANA EM PORTUGAL?

Autores do trabalho: Tiago Rentes, Stephany Barbosa, Joceline
Introdução
No âmbito da realização de um trabalho para a disciplina deTeorias da Comunicação, do curso de Comunicação Social-1º ano da Escola Superior de Educação de Coimbra, o nosso grupo tem como objectivo aprofundar a seguinte questão:” Qual é a imagem que os média representam da comunidade cabo-verdiana em Portugal?”.
Para isso, procedemos á análise de um estudo realizado no sector da imprensa escrita e também recolhemos as opiniões de dois membros do grupo detrabalho, pois ambas são de origem africana mais especificamente cabo-verdianas, a Joceline e a Stephany.

Desenvolvimento
Portugal sempre foi um país de emigração mas ao longo dos últimos tempos tem-se afirmado também e cada vez mais, como um país de imigração e exemplo disso são a quantidade de comunidades que escolheram o nosso país para trabalhar e viver com o objectivo de terem melhorescondições de vida.
Entre essas comunidades estão a brasileira, cigana, africana e várias de países de leste.
Sendo as comunidades conhecidas por os “outros”, “ inferiores”, aqueles que não se enquadram na “nossa” sociedade que é a normal, é-lhe atribuído o estatuto de minorias, enquanto que “Eu” ou “Nós”, os ditos normais adquirimos o estatuto de maioria.

Qual a razão de atribuir a diversascomunidades, o estatuto de minorias?
Uma das principais razões para algumas comunidades serem vistas pela maioria como os “outros” provém da imagem negativa que os média passam sobre essas comunidades, pois, sempre que são faladas, estão associadas ao sector da criminalidade. Desta forma, e também devido ao poder e capacidade de selecção da informação, os média vão influenciar a opinião pública, nãoem termos daquilo sobre o que devem pensar mas também relativamente á importância superior que devem atribuir a determinados temas em detrimento de outros, criando-se desta forma um estereótipo negativo em relação a certas raças.

1-Qual a imagem que os média representam da comunidade cabo-verdiana em Portugal?
Nos média, as comunidades cabo-verdianas, angolanas, entre outras, sãorepresentadas como uma só, a chamada comunidade africana.
Recolhe-mos duas opiniões de dois membros do grupo de trabalho, que são de origem africana, mais propriamente cabo-verdiana, sobre qual a sua opinião em relação á imagem que os média representam da sua comunidade?
Em resposta á pergunta acima referida, ambas partilham da mesma opinião e afirmam que “os média passam uma imagem positiva da nossacomunidade, dando a conhecer a nossa cultura além fronteiras. Vivemos a nossa cultura em qualquer sítio e não a deixamos morrer. Exemplo disso é a música africana como o funana e o batuke que é apreciada por muitas pessoas de outras raças.”.

1.1-Análise de um estudo:
Contudo, depois da análise de um Estudo realizado por Margarida Domingues de Carvalho para a Universidade Nova de Lisboa, sobre atemática da construção da imagem dos imigrantes e das minorias étnicas pela imprensa portuguesa, estudo esse que englobou dois jornais, um popular - “Correio da Manhã” e um de referência -“Público”.
O estudo foi realizado entre Novembro de 2006 e Abril de 2007 do qual se tiraram as seguintes conclusões:
* Os média não são homogéneos;
* Ambos os jornais têm um público-alvo distinto e uma formadiferente de mostrar a realidade que nos rodeia;

Assim sendo, o “Correio da manhã” publicou um maior numero de noticias-658, enquanto que o “Público” lançou 188 noticias, o espaço ocupado pelas mesmas não ia além de dois parágrafos que eram constituídos por uma informação bruta.
Quanto às temáticas mais abordadas foram a criminalidade, o que faz com que a sociedade associe comunidades...
tracking img