Iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACISA- FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Bruna Oliveira
Brunelle Sacramento
Juliana de Almeida
Kitely Romão

Filosofia:
Analise do Filme:
A Sociedade dos Poetas Mortos

1º Semestre de Serviço Social
Outubro/2011
Itamaraju-Ba

FACISA- FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Bruna Oliveira
Brunelle Sacramento
Juliana de Almeida
Kitely Romão

Filosofia:
Analise doFilme:
A Sociedade dos Poetas Mortos

Trabalho requisitado:
Professor Jackson Cordeiro,
Na disciplina de Filosofia,
1º Semestre de Serviço Social
Para a obtenção parcial de crédito.

1º Semestre de Serviço Social
Setembro/2011
Itamaraju-BA
O seu surgimento ocorre num contexto histórico especifico que coincide com os derradeiros momentos de desagregação da sociedade feudal e daconsolidação da civilização capitalista. A sua criação não é obra de um único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso. A dupla revolução que este século testemunha a industrial e a francesa constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalaçãodefinitiva da sociedade capitalista. A palavra sociologia apareceria somente um século depois, por volta de 1830, mas são os acontecimentos desencadeados pela dupla revolução que a precipitam e a tornam possível.
Cada avanço com relação à consolidação da sociedade capitalista representava a desintegração, o solapamento de costumes e instituições até então existentes e a introdução de novas formas deorganizar a vida social. A utilização da máquina na produção não apenas destruiu o artesão independente, que possuía um pedaço de terra, cultivado nos seus momentos livres. Este foi também submetido a uma severa disciplina, a novas formas de conduta e de relações de trabalho, completamente diferentes das vividas anteriormente por ele. A Inglaterra, país com pequenas cidades, com uma população ruraldispersa, passou a comportar enormes cidades, nas quais se concentravam suas nascentes indústrias, que espalhavam produtos para o mundo inteiro. A transformação da atividade artesanal em manufatureira e, por ultimo, em atividade fabril, desencadeou uma maciça emigração do campo para a cidade, assim como engajou mulheres em jornadas de trabalho de pelo menos doze horas sem férias e feriados, ganhandoum salário de subsistência. Em alguns setores da indústria inglesa, mais da metade dos trabalhadores era constituída por mulheres e crianças, que ganhavam salários inferiores aos dos homens. ... Estas cidades passavam por um vertiginoso crescimento demográfico, sem possuir, no entanto uma estrutura de moradias, de serviços sanitários, de saúde, capaz de acolher a população que se deslocava docampo. As conseqüências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista foram tão visíveis quanto trágicas aumento assustador da prostituição, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de cólera que dizimaram parte da população etc. Os efeitos catastróficos que esta revolução acarretava para a classe trabalhadora levaram-na anegar suas condições de vida. As manifestações de revoltados trabalhadores atravessaram diversas fases, como a destruição das máquinas, atos de sabotagem e explosão de algumas oficinas, roubos e crimes, evoluindo para a criação de associações livres, formação dos sindicatos etc.
A conseqüência desta crescente organização foi a de que os pobres deixaram de se confrontar com os ricos, mas umaclasse especifica a classe operária, com consciência de seus interesses, começava a organizar-se para enfrentar os proprietários dos instrumentos de trabalho. O que merece ser salientado é que a profundidade das transformações em curso colocava a sociedade num plano de analise, ou seja, esta passava a se constituir em ³problema´, em objeto que deveria ser investigado. Os pensadores ingleses que...
tracking img