Contabilidade publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO________________________________________________3
2. INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE PÚBLICA_______________________4
3. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NA ÁREA PÚBLICA________________5
3.1 Sistema Orçamentário_________________________________________6
3.2 Sistema Financeiro____________________________________________6
3.3 SistemaPatrimonial___________________________________________6
4. GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS_____________________________6
4.1 SISTEMAS DE CUSTOS NA ÁREA PÚBLICA_______________________7
4.2 MÉTODOS DE CUSTOS _______________________________________9
4.2.1 Custeio por Absorção________________________________________9
4.2.2 Custeio Direto ou Variável ____________________________________9
4.2.3ABC______________________________________________________9
5. ESTUDO DE CASO ___________________________________________10
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS______________________________________
7. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA_________________________________

1. INTRODUÇÃO

A administração pública atual tem o desafio de maximizar os recursos públicos arrecadados, e fim de obter maiores resultados que proporcionem a eficiência, a economia e a eficácia da suagestão e conseqüentemente beneficiem a sociedade.
Apesar nas entidades publicas não visarem lucros e por não estarem inseridas em um mercado competitivo, não as dispensa da utilização de um sistema de custos, pois ele é tão importante quanto em qualquer outro setor
Os serviços públicos se resumem em atividades, por esta razão este trabalho trata de métodos que evidenciam os custos públicos deuma forma autentica.

2. INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE PÚBLICA

A contabilidade de custos nasceu com a Revolução Industrial, como principal função registrar os custos e controlar os estoques utilizando os métodos diretos. No inicio da primeira guerra mundial surgiu o necessidade de um método mais amplo e conveniente para auxiliar nas operações, onde contribuiu para beneficiar nas técnicasadministrativas.
“No tocante ao Controle, a missão mais importante missão da contabilidade é fornecer dados para a entidade de padrões, orçamentos e outras formas de previsão e, num estágio imediatamente seguinte, acompanhar o efetivamente acontecido para comparação com os valores anteriormente definidos” (MARTINS, 2003, p.21). O custo benefício que ocorre é visivelmente vantajoso para a comparação com oocorrido no exercício anterior, podendo assim verificar o que é benéfico com o que é necessário mudar.
A contabilidade pública começou a vigorar em 17 de março de l964, através da lei Federal 4.320 que institui normas gerais do direito financeiro para elaboração e orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
O reforço para a contabilidade pública veioatravés da lei complementar nº 101 de 4 de maio de 2000, que apresenta normas de finanças voltadas para responsabilidade na gestão fiscal, também conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que exige do poder público relatórios contábeis de informações que deverão ser repassados a órgãos fiscalizadores.
Esta nova legislação no artigo 50 determina que melhores resultados a área pública devemanter sistemas de custos, para apurar suas entradas e saídas;

Conforme artigo 50 § 3º:
Art. 50 – Alem de obedecer as demais normas de contabilidade pública, a escrituração de contas publicas observara as seguintes:
[...]
§ 3º A Administração publica manterá sistemas de custos que permita avaliação e acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

Existem leis especificasque exigem da administração pública a apuração dos custos de cada entidade conforme suas atividades desenvolvidas, como por exemplo, a Lei nº 9.424/96 de 24 de dezembro de 1996, e pelo decreto nº 2.264, de junho de 1997 que institui o FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e da Valorização do Magistério), que fortaleceu a contabilidade publica, ele foi implantado...
tracking img