Iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O século XVIII marcou profundas mudanças na sociedade europeia e em suas relações políticas e econômicas. O absolutismo que era até então a forma de governo das monarquias entrou em processo dedeclínio e o poder real foi diminuindo gradativamente no decorrer deste período. Uma das principais influências para a queda dos regimes absolutistas foi o surgimento do período conhecido por Iluminismo,que promoveu significativas alterações no pensamento humano.

O Iluminismo foi um período da história europeia que, além de decretar o declínio das políticas absolutistas, possibilitou ao homem umanova maneira de entender o mundo. As ideias iluministas foram colocadas em prática por filósofos e cientistas que resolveram interpretar a natureza humana através da ciência. Dessa forma, o racionalismofoi a palavra-chave dessa mudança que inaugurou o período que ficou conhecido por Século das Luzes, colocando a razão científica como uma maneira de investigar a vida.

Cientistas de diversas áreaspassaram a pesquisar sobre as leis do universo, com objetivo de desmitificar a interferência divina na natureza. Outros procuraram contribuir com estudos no campo da política e das leis, tentandoconstruir uma sociedade mais racional, tendo o homem como o centro de tudo. Diante disso, a ciência tornou-se o caminho em busca de repostas e soluções para os problemas da humanidade.

Entre osteóricos mais conhecidos desse período estiveram: Montesquieu (1689 – 1755), que foi autor do livro chamado “O Espírito das Leis”, o qual propôs um governo mais democrático e menos centralizado; Voltaire(1694 – 1778), que criticou o discurso da igreja católica; e Jean-Jacques Rosseau (1712 – 1778), que em sua obra “O contrato social” criticou as estruturas políticas do absolutismo e desenvolveu a teseda democracia popular em que o povo teria suas necessidades atendidas.

Os ideais iluministas promoveram intensas transformações sociais e científicas. O homem passou a ter uma nova alternativa...
tracking img