Planalto serrano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


Santa Catarina é uma terra abençoada, cheia de virtudes e com grande potencial. Terra na qual a beleza das paisagens é o cenário perfeito para o progresso de uma gente educada e trabalhadora, resultado da fascinante mistura de povos de todas as partes do mundo que se encontraram neste pequeno paraíso ao Sul do Brasil.


A valorização das vocações regionais levoua um crescimento equilibrado, em que cada região desempenha papel cultural e econômico relevante. Em vez de metrópoles repletas de problemas causados pela superpopulação, Santa Catarina conta com a força das cidades médias – nenhuma supera a marca de 500 mil habitantes.


Tal característica contribuiu para o surgimento de empresas com presença relevante no mercado nacional einternacional. Os produtos catarinenses são exportados para 190 países.


Nas últimas três décadas, a economia do Estado cresceu mais de três vezes. Os indicadores de educação, saúde, expectativa de vida, distribuição de renda, entre outros, estão todos acima da média nacional. (SILVEIRA, Luiz Henrique < www.santacatarinabrasil.com.br>)


O Planalto Serrano, objeto desta pesquisa tem como quetem como atividades econômicas a pecuária e a indústria florestal.


A paisagem predominante nessa porção de Santa Catarina é a de campos naturais e o sistema de produção mais difundido é a pecuária extensiva. Apesar da baixa produtividade, a pecuária é a atividade socioeconômica mais importante do planalto e está presente em quase todas as propriedades, além de ser parte da história daregião. Antes mesmo do povoamento, grandes rebanhos de bovinos já haviam ocupado os campos naturais do planalto. (MONTEIRO; PEDALINO, 2005)
Apesar de conhecido como região de agropecuária, o Planalto Serrano vem se tornando uma região de base florestal. Investidores têm buscado formas alternativas para plantios florestais, como arrendamento e fomento. Buscam tornar o agricultor seuparceiro, dando-lhe condições para permanecer no campo, o que contribui para aspectos sociais e ambientais. (ROCHADELLI; MENDES; SCHNEIDER; MENON; AUGUSTIM, 2008)
No inverno, a neve e o turismo rural no Planalto Serrano atraem turistas de todos os cantos, por conta das paisagens bucólicas e da neve que se precipita em algumas cidades, a Serra recebe milhares de visitantes no inverno. (http://www.santacatarinabrasil.com.br/pt/regioes )


Porém não é só o frio que atrai os turistas para a região. Os dias amenos são ideais para os turistas que buscam sossego e vida tranqüila. As diversas paisagens com natureza intocada, cânions, serras, pomares de maçã, parques ecológicos e trilhas são algumas das opções do roteiro. Os hotéis da região se aperfeiçoam cada vez mais, com atividadespara relaxar e fazer o visitante esquecer a rotina das grandes cidades.(RAMOS, 2005)


Tornar-se mais conhecido mundo afora é um desafio que o Estado tem enfrentado com sucesso. O mais difícil é trazer o visitante pela primeira vez. Voltar a Santa Catarina é quase inevitável, tamanha a paixão que costuma despertar.



2. A REGIÃO DO PLANATO SERRANO


O Planalto Serrano (ouSerra Catarinense) é uma região que aproximadamente inclui as mesorregiões do Oeste Catarinense, Serrana e parte do Norte Catarinense. Situado no sudoeste do estado de Santa Catarina, a cerca de 100 km do litoral, a região compreende 19 municípios, correspondendo a uma área de 20.000 km2, onde vivem cerca de 280.000 pessoas.


Com montanhas superando os mil metros de altitude e climasubtropical de altitude, o planalto abrange uma área que ocupa o sudeste de Santa Catarina e parte do nordeste do Rio Grande do Sul. E é o único lugar no país onde a precipitação de neve é certa - todos os anos a paisagem verde-amarelada de araucárias, coxilhas (campos ondulados) e taipas (muros de pedra) torna-se branca, mesmo que por poucos dias, no inverno. Nestes dias, até as águas das cachoeiras...
tracking img