Iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Para entendimento das mudanças de pensameto ocorridas na idade média faça o seguinte exercício:
Roteiro de pesquisa para a parte I – Busque os principais pensadores do iluminismo, sabendo que a base do pensamento ocorreu na França e Inglaterra. O pensamento iluminista gerou uma a busca de algo novo pelos homens da época. A maioria dos pensadores eram filosofos, portanto influenciadores dopensamento da humanidade. Após encontrar o pensador, busque a essencia do pensamento do mesmo e verifique como essa essência influênciou a economia e sociedade da época.
1)-Antes da revolução industrial
ÉPOCA PENSADOR PENSAMENTO INFLUÊNCIA ECON./SOCIAL
1632-1704 John Locke
Ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo; A liberdade natural se expressana forma de alguns direitos individuais básicos e inalienáveis: o direito à vida, o direito à liberdade, e o direito à propriedade; Direitos naturais e inalienáveis dos homens: vida, liberdade e propriedade; Os governos existem para preservar esses direitos da Monarquia Parlamentar (Constitucional); O conhecimento vem da experiência.
1689-1755 Barão de Montesquieu Montesquieu acreditava que areligião era a peça fundamental para ajudar a controlar o país, e deve ser utilizada pelo governante para manter a lealdade dos cidadãos. Divisão de poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário (inspiração em Locke); Harmonia e autonomia entre os poderes; Submissão de TODOS perante a lei.


1694-1778
Voltaire Defendia as liberdades civis (de expressão, religiosa e de associação). Para ele, asociedade deveria ser reformada mediante o progresso da razão e o incentivo à ciência e tecnologia. Crítica ao clero, à intolerância e aos privilégios da nobreza; Igualdade jurídica; Liberdade de expressão; Defesa da Monarquia ilustrada.
1712-1778 Rousseau Era um democrata convicto expressando o pensamento das camadas mais baixas da população. Foi uma exceção entre os iluministas, pois criticavaa alta e média burguesia e a propriedade privada. Afirmava que o surgimento da propriedade privada era responsável pelas infelicidades e desigualdades sociais. O mais importante e influente; Soberania popular: poder = povo (democracia); Teoria do bom selvagem.
1596- 1650 René Descartes Conhecido como o pai do racionalismo, pois, defendeu a tese de que a dúvida era o primeiro passo para sechegar ao conhecimento. Descartes volta-se para o estudo das ciências objetivando encontrar um método queda mesma forma que as ciências matemáticas utilizavam da razão para obterem suas teorias, este método pudesse ser aplicado às ciências sociais, primordialmente na filosofia.

Roteiro de pesquisa para a parte II – A pesquisa da parte II é para encontrar o momento de ocorrência das diversas escolasde administração até a presente época. Cada momento economico/social requer um estilo de administração diferente. Sempre em cada época haverá uma influência forte dos formadores de opinião ou teóricos de cada corrente de pensamento. É bom pensar que o eixo de pensamento administrativo se deu inicialmente na Europa depois migrando para os Estados Unidos como nação mais próspera do planeta. OJapão também não pode ficar de fora uma vez que o seu pensamento administrativo causa influência em todo mundo. Procure também pensadores brasileiros. Faça uma pesquisa em http://www.chiavenato.com/ e encontrarão um dos nomes mais respeitados no mundo da administração de empresas. Na parte II coloque no mome das escolas um em cada linha e faça a pesquisa com base na escola. O nomes das escolas estãona ementa do curso.
2)-Depois da revolução industrial
ÉPOCA PENSADOR PENSAMENTO ESCOLA ADMINSTRAÇÃO
1856-1915 Frederick Taylor - Defendia eficiência do trabalho, que envolve fazer as tarefas de modo mais inteligente e com a máxima economia de esforço. Para isso era preciso selecionar corretamente o operário, e adestrá-lo na função específica que iria desenvolver.
Administração Científica...
tracking img