Iluminismo no brasil, revoltas, independencia e primeiro reinado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (851 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História
ILUMINISMO NO BRASIL

A atividade mineradora exercida no Brasil na época de colonialismo provocou e proporcionou profundas transformações econômicas e sociais na colônia, como ocrescimento das cidades, formação da classe media, possibilidade de mobilidade social e interiorizaçao urbana. Com o enriquecimento da colônia, os brasileiros tiveram a possibilidade de estudar noexterior (Europa) e de comprar livros de autores e filósofos iluministas europeus, como Adam Smith e Voltaire. Por conseguinte, os colonos tiveram acesso aos ideais iluministas e, diante do aumento daopressão portuguesa, usaram estes para lutar por sua independência.

IDEAIS ILUMINISTAS:
Fim do absolutismo e colonialismo;
Liberalismo economico;
Liberdade religiosa.

Podemos dizer que osmovimentos separatistas do Brasil foram inspirados e influenciados pelo Iluminismo (através dos ideais), na Independência das Treze Colônias (no ato de independer-se), na Revolução Francesa (jacobinismo) e naIndependência do Haiti (revoltas e rebeliões a fim de reaver direitos).

Os movimentos separatistas mais marcados foram a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana.

INCONFIDÊNCIA MINEIRAComandada por parte da elite mineira, visava a implantaçao de uma republica liberal, com igualdade de direitos, libertade de expressao e criaçao de uma universidade. Nao pensavam na aboliçao dos escravos.O movimento nao teve exito, seus lideres foram presos e Tiradentes, um revoltoso mineiro, foi executado como castigo exemplar.

CONJURAÇÃO BAIANA
Também conhecida como Conjuraçao dos Alfaiates,foi o movimento comandado pelas classes populares da Bahia, como negros livres, escravos e brancos pobres. Inspirados no jacobinismo frances e na Independencia do Haiti, o movimento defendia a criaçaode uma republica loberal com liberdade de expressao, politica e racial. Esse movimento visava a abolição dos escravos. A conjuraçao tomou as ruas de Salvador, porém foi sufocada, seus líderes...
tracking img