Ilha de calor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ilhas de calor
Ilha de calor (ou ICU, ilha de calor urbana) é a designação dada à distribuição espacial e temporal do campo de temperatura sobre a cidade que apresenta um máximo, definindo uma distribuiçao de isotermas que faz lembrar as curvas de nível da topografia de uma ilha, dai a origem do nome ilha de calor.
Asssim sendo um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação datemperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo. Isso quer dizer que nas cidades, especialmente nas grandes, a temperatura é superior a de áreas periféricas, consolidando literalmente uma ilha (climática).
A oscilação de temperatura entre o centro de uma grande cidade e uma zona rural pode variar entre 4°C, 6°C ou até mesmo 11°C; o que proporciona muitos inconvenientes àpopulação em virtude dos incômodos que o calor excessivo provoca, sem contar que ocasiona um significativo incremento no consumo de energia elétrica, usada para funcionar refrigeradores (ar condicionado), principalmente para climatizar residências, escolas, universidades, comércios e indústrias.
Ilha de calor é um fenômeno típico dos grandes centros urbanos.
A ilha de calor pode ser percebida emperíodos diurnos e noturnos, mas o ápice da diferença de temperatura entre áreas urbanas e rurais acontece ao anoitecer, pois a área rural resfria mais rápido do que a urbana, onde muros, calçadas, asfaltos e todo tipo de edificação recebem durante o dia luz e calor do Sol e esse fica retido por mais tempo, proporcionando a diferença de temperatura entre as áreas em questão.
Na área rural eflorestal a cobertura vegetal possibilita o processo de evaporação e evapotranspiração, amenizando as temperaturas, o que não acontece nas grandes cidades que estão impermeabilizadas e sem cobertura vegetal.
Ilhas de calor em São Paulo: Pontos quentes da cidade Enquanto a brisa sopra na periferia, o centro de São Paulo ferve. Este é o fenômeno das ilhas de calor, típico da urbanização desenfreada.Estudos realizados pela geógrafa Magda Lombardo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), mostram que na cidade de São Paulo a temperatura varia em até 12 graus Celsius entre um bairro e outro. Ao mesmo tempo em que a região da Serra da Cantareira apresenta 20 graus Celsius, a Rua 25 de Março, no centro, sofre com um calor de 32 graus. Nos últimos 30 anos, a temperatura média da cidade sofreu umacréscimo de 1,6 graus.
Outros fatores que favorecem o aquecimento da temperatura em São Paulo são: pouca quantidade de verde (árvores e plantas) e alto índice de poluição atmosférica, que favorece a elevação da temperatura.
As causas das Ilhas de Calor
O ser humano altera o meio ambiente para suprir suas necessidades básicas de moradia e alimentação, e também paraobter melhor qualidade de vida. Através do desenvolvimento da tecnologia, as sociedades humanas alteraram as paisagens naturais, de algumas regiões do planeta, transformando-as  em cidades
A elevação da temperatura nessas áreas centrais da mancha urbana facilita ascensão do ar, quando não há inversão térmica, formando uma zona de baixa pressão. Isso faz com que, os ventos soprem, pelo menos durante odia, para essa região central, levando muitas vezes, maiores quantidades de poluentes. Assim, sobre a zona central da mancha urbana forma-se uma "cúpula" de ar pesadamente poluído . Parâmetros importantes para caracterização e determinação da intensidade da ilha de calor.As principais causas da formação de uma ilha de calor estão relacionadas a inúmeros fatores como
• a redução daevaporação ou seja como a ausência de vegetação e água disponível a radiação solar que não é usada na evaporação é carregada para o aquecimento das ruas, edifícios e do ar da cidade. A substituição da vegetação por grande quantidade de casas e prédios, viadutos, ruas e calçadas pavimentadas faz aumentar significativamente a irradiação de calor 
•quantidade de solo exposto, condição esta que eleva...
tracking img