ilha das flores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Um curta-metragem brasileiro, escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado, com gênero de documentário, com produção da Casa do Cinema de Porto Alegre.
O texto denarração tem 185 linhas,183 foram criadas pelo telencéfalo altamente desenvolvido do autor. Duas linhas são de Cecília Meireles.

A Ilha das Flores está localizada à margem esquerda do RioGuaíba. Para lá é levadagrande parte do lixo produzido na capital. Este lixo é depositado num terreno de propriedade de criadores de porcos. Logo que o lixo é descarregado dos caminhões os empregadosseparam parte delepara o consumo dos porcos. Durante este processo começam a se formar filas de crianças e mulheres do lado de fora da cerca, filas muito grandes. Os empregados organizam grupos de dezpessoas que,num tempo estipulado de cinco minutos, podem pegar o que conseguirem do lixo. Acabado o tempo, este grupo é retirado do local, dando lugar ao próximo grupo.

O autor quis mostrarneste curta arealidade da população atual; que numa escala de prioridade os porcos estão acima dos humanos.
O curta começa com três frases, um delas teve um efeito negativo, tendo o filmeacusado de"materialista”. Sendo essas frases: "Este não é um filme de ficção., Esta não é a sua vida., Deus não existe. "
Creio que o autor em nenhum momento quis alegar e afirmar que "Deus nãoexiste", massim, nos fazendo enxergar, que não é Deus que faz isso com os humanos, Deus também não nos dá essa condição de pobreza. Somos nós mesmos que criamos essa realidade, e estas condições nãosãomelhoradas porque não queremos e não tentamos mudar essa história.
O filme segue um tomate desde sua plantação até o consumo de crianças na Ilha das Flores, passando pelo mercado e porumaconsumidora que joga um dos tomates fora, pois não estava bom o suficiente para fazer seu molho.
Toda a narrativa é ilustrada de uma forma bem simples, intrigante e explicativa, sendo feita sem.
tracking img