Ilha das flores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


Esta é uma Resenha crítica sobre o filme “Ilha das Flores”, estabelecendo uma relação com as Teorias Marxistas sobre o processo de acumulação capitalista, do processo de extração damais valia da divergência de classes entre o proletariado e o dono do capital.






















Ilha das Flores


O vídeo apresentado mostra como o capitalismo age namaneira de viver dos homens, mostrando os reflexos de suas ações.
O capitalismo surgiu com a Revolução Industrial, onde houve a necessidade de investimento do capital nas indústrias para afabricação de mercadorias, fazendo com que a população rural migrasse para as cidades, a fim de vender sua mão de obra para os proprietários dos meios de produção. Temos o exemplo desta venda da força detrabalho, quando Anette vende sua mão de obra aos detentores do meio de produção na fábrica de perfumes. Ao trabalhar, ela produz em um dia de trabalho, muito mais do que recebe durante esta mesma jornada,este excedente é chamado de Mais-Valia. O que é recebido por ela é chamado de salário. E é a partir daí, que há uma exploração humana e no capitalismo é preciso que haja um desenvolvimento tecnológicopara que aumente a produção e conseqüentemente o lucro obtido.
Com a migração da população rural para a urbana, no intuito de vender a mão de obra trabalhadora, apareceram também as mazelas urbanas:qualidade de vida precária, falta de saneamento básico e outros; condições que encontramos na população da Ilha das Flores, vivendo á margem da sociedade em condições subumanas, numa escalahierárquica ficam em grau de inferioridade em relação aos porcos, pois os habitantes não possuem donos, nem dinheiro, muito menos a liberdade referida no vídeo de fazer escolhas, liberdade que não existe devidoa suas condições sócio econômicas, pois não escolherem viver no depósito de lixo urbano.
A definição do homem como um ser com tele encéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor tenta...
tracking img