Igreja emergente - resenha - mauro meister

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MEISTER, Mauro Igreja Emergente, a Igreja do Pós-modernismo? Uma Avaliação Provisória. São Paulo: Vida, 2006

A Igreja Emergente, ou pós-moderna, é um movimento que tem crescido dentro da igrejaevangélica nas últimas décadas, com pontos agradáveis e ruins deve ser estudado. Em seu artigo Meister abrange algumas características do movimento emergente.
Carson afirma que a o movimento emergenteé “essencialmente um movimento de dentro para fora”¹. Um movimento que é avesso ao absolutismo, visa trazer a liberdade, que consideram, necessária para o cristianismo pós-moderno ter algumsignificado social.
Uma das principais propostas da igreja emergente é a enfatização do sentimentos e das afeições. A experiência se sobrepõe a verdade, essa é uma base para contrapôr a verdade “absoluta” doscristãos modernos. Já que cada um teria uma visão daquilo que experienciou e viveu como verdade. Segundo McLaren a filosofia do relativismo e do pluralismo impossibilitam que o cristão permaneça fiela escritura, mas também não é possível adotar o pensamento cristão moderno com suas visões absolutistas e ultrapassadas. A última saída, proposta por ele, é a ortodoxia generosa.
Este pluralismoleva a igreja pós-moderna a uma posição de protesto. A idéia de absolutismo seria impossível de se viver na era pós-moderna. Carson expõe a igreja pós-moderna com pelo menos três tipos de protestos:contra a igreja evagélica tradicional, contra a forma de interpretar o modernismo e contra a igreja “seeker-sensitive”². Já o autor Mauro Meister destaca mais um: “o protesto contra os conceitos deautoridade e hierarquia.”¹
Missional, também uma das principais características, é um termo muito utilizado na literatura emergente. É um dos aspectos positivos do movimento por que mostra uma grandepreocupação com os incrédulos. Ser missional é ser inclusivista. Autores emergentes utilizam o texto bíblico de Abraão para descrever essa característica. Quando o Senhor fala que ele nele serão benditas...
tracking img