ieologia

873 palavras 4 páginas
Ideologia

Ideologia e Conhecimento

Ideologia não é Ciência. É mais um sistema de ideias, que busca se apresentar de maneira coerente. Quanto mais coerente é um conjunto de ideias ( ou seja, quanto menos contradições este conjunto de ideias apresentar) mais eficaz é seu papel ideológico. Mais eficaz é seu poder de persuasão e convencimento.
Citação adaptada a partir de CRESPO, Regina. Política e Sociedade: as formas do Estado.

Ideologia é Ciência que trata da formação das idéias, de sua origem. É sistema organizado e fechado de idéias que serve de base para uma luta política. É estudo de idéias, projeção da razão, idéias organizadas. Pelo senso comum é conjunto de idéias.

Ideologia e Fanatismo

O extremo apego a uma Ideologia pode resultar em fanatismo, ou posturas xenófobas. E decorrente disto, total ausência de Senso Crítico.

Pode ser considerado como “tribos”, por exemplo Skinheds, Hippies e Emocore.
Pode ser considerado como uma religião.
Religião e Futebol: excesso pode causar fanatismo.
Viés negativo: fecha a mente para outras opiniões e isto é um passo para a falta de senso crítico. Gera o Etnocentrismo radicalizado.

Ideologia, Política e Relações Sociais
Na Ideologia Alemã, Karl Marx e Friedrich Engels, dirão que as ideias dominantes de uma época, são ideias da classe dominante. Portanto, para manter a dominação, interessa a classe que domina fazer com que seuss valores sejam aceitos como melhores por todas as demais classes sociais.
Para manter o domínio, fica mais fácil fazer com que aqueles que são dominados, trnham e acreditem nos mesmos valores que são dos seus dominadores. Este, no capitalismo é o desejo permanente da Ideologia Burguesa. Neste sentido, a Ideologia é também falsa representação da realidade. Citação adaptada a partir de CRESPO, Regina. Política e Sociedade: as formas do Estado.

Em uma discussão ao tentar impor uma idéia, a opinião apresentada nesta situação é um ideologia.
É

Relacionados

  • A lagarta
    6210 palavras | 25 páginas
  • Gestão residuos
    1153 palavras | 5 páginas
  • direito canonico acacio
    15308 palavras | 62 páginas
  • VERGER, J. Homens e Saber na Idade Média
    27129 palavras | 109 páginas