Idosos e seus cuidadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola Ciências Sociais e Humanas

O Idoso Dependente: o Papel do Cuidador
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Geronte Diana Costa Meira, nº 51902 Ivone Tatiana Ribeiro Ferreira, nº 51319 Helena Alcina Rodrigues Correia, nº52530 Maria do Rosário Leite Moura, nº52528

4 de Maio de 2012

O Idoso Dependente: o Papel do Cuidador
Segundo aONU, Portugal está entre os países mais envelhecidos do mundo. Sobrevalorizados

Vulnerável à exclusão social

Frágil, Dependente,
Pobre, Assexuado e Esquecido

Rebelo, H., (2007). Psicoterapia na idade adulta avançada. Análise Psicológica, pp. 543-557. Fernandes, P. (2000). A Depressão no Idoso. 2ª ed.. Coimbra: Quarteto.

O envelhecimento da população representa um dos fenómenosdemográficos mais preocupantes das sociedades modernas do século XXI. Censos de 2011:
 Portugal apresentava cerca de 19% da população com 65 ou mais anos de idade;
 O índice de envelhecimento acentuou o predomínio da população idosa sobre a população jovem.

Lage, I. (2005). Cuidados familiares a idosos. Envelhecer em Portugal: Psicologia, Saúde e Prestação de Cuidados, (pp. 203-229). Lisboa:Climepsi.

O Envelhecimento
 O envelhecimento é um processo gradual.

Envelhecimento

Velhice

O processo de envelhecimento deve ser abordado segundo uma perspetiva holística tendo em conta a análise: condições físicas; funcionais; mentais; e saúde de cada indivíduo.

Indivíduos com a mesma idade cronológica, podem ter diferentes idades biológicas.

Pimentel, L., (2001). O lugar doidoso na família: contextos e trajetórias. Coimbra: Quarteto Editora.

Idoso
O processo de envelhecimento facilita o desenvolvimento das limitações:  Nível físico  Nível Sensorial.

Dificulta a autonomia em actividades diárias Dependência.

O processo de envelhecimento tem origem em modificações produzidas na estrutura das células do organismo ao longo da vida.
Implica perdas: Físicas,Mentais, Sociais. Que podem provocar reações de medo, angústia, dor e solidão pela tomada de consciência da aproximação da morte.

Collière, M. F. (1989): Promover a Vida. Lisboa: Enfermeiros Portugueses.

Pessoa idosa é dependente quando sozinha não consegue assegurar a satisfação de algumas necessidades básicas necessárias como nos indica a Pirâmide de Maslow. Embora em Portugal, tenhamocorrido evidentes mudanças estruturais na família, esta continua a ser a principal:
Fonte de auxílio no apoio psicológico; Cuidados directos; Contactos sociais à pessoa idosa dependente; Principal entidade prestadora de cuidados informais.

Pimentel, L., (2001). O lugar do idoso na família: contextos e trajetórias. Coimbra: Quarteto Editora. Paúl, C. (1997). Lá para o fim da vida. Idosos,Família e Meio Ambiente. Coimbra: Almedina .

Gerontologia.

Geriatria (aspeto terapêutico referente a cuidados) Senescência (envelhecimento Normal) Senilidade (envelhecimento patológico).

Gerontólogo Lansing
“O envelhecimento resulta do processo progressivo de mudança desfavorável normalmente associada ao passar do tempo que se manifesta depois da maturidade e que desemboca invariavelmentena morte.”

Diaz, D. (1981): A Ultima Idade. A Arte de Envelhecer. Braga: Editorial A.O.

Diferentes dependências: físicas, orgânicas e psicológicas
• O acto de envelhecer facilita o desenvolvimento de limitações funcionais a nível físico e sensorial, o que dificulta a autonomia em actividades de vida diária levando à dependência (Lage, 2005). Esta dependência manifesta-se por razõeseconómicas e outras vezes pela dificuldade de realizar sozinho as actividades de vida diária necessárias à sobrevivência e à manutenção das relações sociais (Veríssimo, 2004). A senescência é um processo natural e multifactorial que arrasta uma deterioração fisiológica do organismo. É um fenómeno normal, universal, intimamente ligado ao processo de diferenciação e de crescimento” (cit. por Berger e...
tracking img